Eleições 2018

Pressão de Zé Reinaldo por candidatura abre crise na base de Flávio Dino

A resistência do governador Flávio Dino (PCdoB) a declarar apoio à pré-candidatura do deputado federal Zé Reinaldo (PSB) ao Senado abriu um novo flanco de crise na base governista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Enquanto o comunista protela um anúncio formal – e embora, nos bastidores, demonstre preferências pelas candidaturas dos também deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Waldir Maranhão (PP) -, aliados que defendem que José Reinaldo tem preferência nas eleições de 2018 começam a se manifestar publicamente.

O gatilho para clima de desavenças entre aliados foi disparado pelo próprio pré-candidato. Em entrevista à Difusora AM, na semana passada, o socialista declarou não ter tempo “para esperar mais quatro anos para ser escolhido candidato ao Senado”.

Segundo ele, depois de haver abdicado duas vezes de uma candidatura ao Senado, chegou sua oportunidade de disputar o cargo, seja numa chapa do governador Flávio Dino ou em outra chapa.

“[Se não for um dos escolhidos de Dino] terei que procurar outra chapa para disputar a eleição em 2018”, declarou.

Pressão – A declaração de Reinaldo foi encarada como pressão pelo Palácio dos Leões, que se manteve silente sobre o assunto. Mas também foi a senha para que os seus defensores assumissem a defesa do seu projeto.

Flávio Dino e José Reinaldo mostram-se distantes
Flávio Dino e José Reinaldo mostram-se distantes

No sábado, 28, pelo menos quatro importantes aliados de Flávio Dino manifestaram-se em apoio à candidatura de Zé Reinaldo: o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) e o seu pai, Rubens Pereira; além dos prefeitos de São Mateus, Miltinho Aragão, e de Tuntum, Cleomar Tema, ambos do PSB.

“Em três oportunidades [2006, 2010 e 2014], em prol da unidade política de nosso grupo, Zé Reinaldo abdicou do projeto de chegar ao Senado. Poucos são os políticos no Brasil que possuem a sua trajetória e, ao mesmo tempo, sua humildade. Em 2018, será o ano do Zé Reinaldo. Será o ano no qual o povo maranhense o elegerá senador. Tenho certeza e total confiança que ele mostrará, de fato, para que serve um senador”, afirmou Rubens Júnior, ao participar da segunda edição do “Encontro da Gratidão”, evento organizado pelo socialista para divulgar sua pré-candidatura pelo interior do estado.

Miltinho Aragão também fez discurso em apoio ao aliado. “Zé Reinaldo foi o governador que mais ajudou e investiu nos municípios. Tenho certeza que será o melhor e o maior senador municipalista que o nosso estado já teve”, disse.

Já Cleomar Tema citou a necessidade de “reconhecimento” ao apoio que Zé Reinaldo deu aos municípios quando fora governador. “Ele sempre trabalhou pelo desenvolvimento dos municípios. E será, tenho certeza, o primeiro senador verdadeiramente municipalista do nosso estado”, comentou.

Correlata

PCdoB só declarou apoio ao PDT

Embora nos bastidores o governador Flávio Dino (PCdoB) também demonstra preferência pela pré-candidatura do deputado federal Waldir Maranhão (PP) ao Senado, oficialmente o PCdoB só confirmou apoio ao pré-candidato Weverton Rocha (PDT), também deputado federal.

O anúncio coube ao presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, no fim do mês de setembro.

Durante discurso em evento do pedetista na cidade de Imperatriz, o principal auxiliar do governador não deixou dúvidas sobre de quem será o apoio do partido na disputa por uma das vagas de senador em 2018.

“O PCdoB te abraça nessa campanha, não apenas com responsabilidade política, não apenas por seres companheiro de luta. O PCdoB do Maranhão te abraça nessa campanha como irmão de caminhada e, por isso, o faz de maneira envolvida, de maneira apaixonada. Tu podes contar com cada militante do PCdoB, com cada dirigente, como se cada um fosse, ele próprio, Weverton Rocha”, disse.

Para Jerry, Weverton representa a tradição de Brizola e Neiva Moreira e “o snho de Jackson Lago”.

“Weverton não vem de agora, não vem de hoje. Weverton é a tradição de Leonel Brizola, de Neiva Moreira, é a continuidade do sonho de Jackson Lago, é a representação, no plano partidário, daquilo que é a expressão das lutas mais profundas e fortes do povo maranhense”, completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.