Governo de aluguel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

O governo comunista de Flávio Dino entrou, definitivamente, na fase da venda de espaços na administração pública. E o preço é um só: apoio eleitoral nas eleições de 2018. O comunista faz exatamente tudo o que ele sempre disse condenar porque - ao contrário do que prega - está mesmo interessado na manutenção do poder. E o discurso da “mudança” serviu apenas aos interesses eleitoreiros do seu grupo.
A última “venda” de espaços se deu ao ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques (PSB), que ganhou uma Agência de Articulação Regional prontinha para indicar aliados. O espaço para Marques não foi apenas um cabide, mas uma “arara” inteira para pendurar aliados às custas do erário público.
Mas o loteamento comunista começou bem antes; primeiro com o PR, que negociou apoios em troca de cargos e espaços de poder. Depois, o PP foi na mesma esteira e conseguiu a Secretaria de Esportes e Lazer. E a temporada de negociação de apoios deve continuar, com outros partidos e também com lideranças específicas, que indicam cargos e garantem a aliança de 2018.
Por mais nefasta que a prática adotada por Flávio Dino pareça, ela também encerra em si uma verdade que ele não poderá contestar: se está disposto a vender o seu governo em troca de apoio político, é porque o governador sabe que não tem toda essa força que ele diz ter. E mostra também que, ao contrário do que prega, o comunista está disposto a tudo para permanecer encastelado no Palácio dos Leões. Nem que precise lotear o serviço público. E o povo paga a conta mais uma vez.

Anticomunista
A cooptação do ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques, é um duro golpe na imagem que ele próprio criou na região.
Há diversos vídeos, áudios e declarações do ex-prefeito sobre os comunistas, figuras às quais ele não demonstrava o menor apreço.
A entrada no governo - em troca de cargos - fará com que Marques tenha de dar explicações quase diárias ao eleitorado imperatrizense.

O tempo passa...
Em 2016, o senador Roberto Rocha (PSB) fez uma opção em Imperatriz, ao defender a candidatura de Ildon Marques contra o também ex-prefeito Sebastião Madeira (PSDB).
Rocha dificultou as coisas para o tucano, articulou a campanha de Marques e posou em várias fotos ao lado dele.
Ironia do destino, hoje é Madeira quem fortalece as posições de Roberto Rocha, enquanto Marques vira-lhe as costas, se unindo aos próprios adversários de 2016.

Protestantes
O presidente da Câmara Municipal, vereador Astro de Ogum (PR), convida para a solenidade em homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante.
A sessão solene será realizada nesta terça-feira, 31, a pedido do vereador Pavão Filho.
O evento deve mobilizar toda a comunidade protestante de São Luís, e convidados, a partir das 15h, no Plenário Simão Estácio da Silveira.

“Aqui, não!”
O deputado federal Waldir Maranhão vai ter de recorrer ao ex-presidente Lula se quiser mesmo o PT como legenda para seu projeto senatorial.
As lideranças maranhenses do partido demonstram forte rejeição a Waldir, que nem a pressão do governador Flávio Dino parece superar.
O deputado diz para quem quiser ouvir que tem um compromisso do próprio Lula para se apoderar da legenda no Maranhão.

Fritura
Pré-candidato a deputado federal, o secretário Márcio Jerry resolveu bancar campanha midiática em blogs controlados por ele, numa espécie de apresentação ao eleitor.
Trata-se, na verdade, porém, de uma contraofensiva, já que começaram a circular rumores de que sua candidatura corre riscos dentro do próprio governo comunista.
Aliado histórico de Jerry, o governador Flávio Dino dá sinais de que não quer o auxiliar na disputa; e busca formas de tirá-lo do páreo de 2018.

Novo nome
Meio que obscuro no governo comunista, o chefe da Casa Civil Marcelo Tavares é cotado para compor a chapa de reeleição de Flávio Dino.
Ele seria o substituto natural do atual vice, Carlos Brandão, que ainda precisa definir um rumo partidário se quiser garantir espaço na chapa.
Tavares-sobrinho é visto pelo próprio Dino como um vice ideal, já que é discreto, sem arroubos de liderança e sem maiores ambições políticas.

DE OLHO

R$ 2 milhões mensais é o custo de empregados e custeio em uma agência regional, como a que o comunista criou para abrigar indicados de Ildon Marques

E MAIS

• Terceirizando tudo ao seu redor, o governo comunista resolveu abrir licitação para a empresa que vai cuidar da folha de pagamento do servidor estadual.

• A ex-prefeita Maura Jorge inaugurou diretórios do Podemos em Caxias e Coelho Neto, abrindo frentes de campanha também na Região dos Cocais.

• O PSDB deve receber pelo menos dois deputados estaduais até abril de 2018, quando se fechará a janela partidária para as eleições de 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.