Editorial

Lojistas e consumidores mais otimistas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

O mês de novembro inicia-se com boas perspectivas para o comércio, depois de dois anos de resultados ruins em temos de vendas e faturamento. Desse modo, o Natal deste ano promete tanto para o lojista quanto para o consumidor.

O clima natalino já é perceptível na cidade, especialmente na Rua Grande, principal centro comercial, onde as lojas se prepararam com novos estoques e já sinalizam promoções no intuito de atrair o consumidor. Os panetones já estão disponíveis na rede supermercadista, bem como outros produtos típicos do período.

Ou seja, o momento mostra-se favorável, tendo em vista que alguns indicadores e termômetros do comércio apontam para dias melhores. As vendas do Dia das Crianças foram positivas, os juros caíram ainda mais, o crédito está mais disponível. A economia está dando resposta que a sociedade espera.

Outro indicador de que o otimismo, ainda que com cautela, é real entre os empresários maranhenses, é a retomada do emprego, que tem apresentado recuperação em todos os setores, especialmente nas atividades que mais abrem postos de trabalho: comércio, serviços e construção civil, além da indústria de transformação.

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/MA) estima que este ano serão criados 1.600 empregos temporários no Maranhão, sendo quase metade (750) ofertados em São Luís. A expectativa é de que pelo menos 20% dos trabalhadores a serem contratados temporariamente sejam efetivados posteriormente.

Portanto, mais oportunidade de trabalho, mais renda. E mais dinheiro circulando na economia, retorno garantido no consumo, voltando para o comércio e também para o poder público em forma e arrecadação de impostos, consolidando um ciclo virtuoso e esperado nos últimos dois anos de forte retração.

Vendedores na Rua Grande confirmam esse otimismo. A grande maioria acredita que 2017 será um divisor de águas para a economia brasileira para se entrar em 2018 com resultados ainda mais favoráveis em termos de vendas, melhorando o rendimento no fim do mês com as comissões tão esperadas.

Se os lojistas e vendedores estão com boas perspectivas, o mesmo não acontece com o comércio ambulante, que se mostra preocupado com possível deslocamento dos mesmos das praças Deodoro e Pantheon, com o início, em novembro, das obras de requalificação urbana da Rua Grande.

Eles ainda não sabem como será feito esse realocamento, mas têm a certeza que essa mudança vai impactar nas vendas no período natalino. Segundo o sindicato representante da categoria está havendo uma negociação com a Prefeitura de São Luís para definir a questão.

Mas, sem dúvida, esse é projeto aguardado há anos só vai melhorar a situação do comércio na área central de São Luís, que ultimamente tem convivido com fechamento de lojas. Um problema decorrente da crise também, mas especialmente pela situação em que se encontra hoje a Rua Grande, totalmente sem estrutura adequada para receber o consumidor.

De modo que o Natal no Centro de São Luís será diferente este ano, pois além do estímulo maior resultante da melhora na economia, tem também a certeza de que a Rua Grande será remodelada, modernizada, podendo atrair mais investimentos e gerar mais empregos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.