Cidades | Conhecimento

Estudantes da rede pública conhecem ações do IBGE

Durante palestra, os alunos da rede municipal de ensino conheceram um pouco sobre as pesquisas do Instituto e a importância delas para o desenvolvimento da sociedade e do país
30/10/2017

studantes da rede pública municipal de São Luís tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na tarde de sexta-feira, dia 27, alunos do 8° ano da Unidade de Educação Básica (UEB) Rosário Nina acompanharam uma palestra promovida pelo órgão federal em que ficaram cientes dos trabalhos desenvolvidos pelo instituto e a importância deles para a sociedade. No fim da atividade, os alunos foram presenteados com publicações que irão contribuir diretamente para o bom desempenho escolar.
A palestra foi realizada na Biblioteca Pública Municipal José Sarney, localizada no Bairro de Fátima. Quem conduziu os trabalhos foi o economista José Reinaldo Barros, servidor integrante da Supervisão de Disseminação de Informações (SDI) da Unidade Regional do IBGE no Maranhão.
Durante a sua explanação, o servidor fez um passeio pela história do IBGE, explicando como se deu a formação do órgão e qual era o contexto brasileiro na época, até chegar aos dias atuais. Ele falou sobre as atividades e pesquisas que são realizadas pelo instituto e o significado de alguns termos que fazem parte da rotina do órgão como censo, recenseamento, recenseador, setor censitário, pesquisa amostral entre outros. Todas as informações foram passadas de forma bastante didática de modo a facilitar a compreensão pelos estudantes.
Durante a atividade aconteceu ainda a simulação de uma pesquisa realizada pelo IBGE, em que um estudante fez um papel de um recenseador e aplicou um questionário com algumas perguntas para os seus colegas de turma, que representavam uma determinada população a ser pesquisada.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte