OUTUBRO ROSA

Corrida conscientiza sobre prevenção ao câncer de mama

Evento promovido pelo Hospital São Domingos, em referência ao Outubro Rosa, reuniu cerca de 2 mil participantes, entre homens, mulheres e crianças, que percorreram percursos de 5 km e 10 km, em torno de Avenida Litorânea

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - Cerca de 2 mil pessoas participaram ontem, da Corrida Outubro Rosa, promovida pelo Hospital São Domingos (HSD) e realizada na orla da capital maranhense, evento que objetivou a conscientização das mulheres para os cuidados e prevenção do câncer de mama.

Durante o percurso da corrida, que integra as ações da campanha Outubro Rosa,os participantes puderam se hidratar, já que pontos estratégicos com copos de água mineral foram instalados para os homens, mulheres e crianças que participaram da corrida.

Além disso, diversos atendimentos foram oferecidos ao público, a exemplo da aferição de pressão e glicemia, avaliação nutricional, medição de peso e altura e massagem terapêutica.

Ao concluírem o percurso de 5 km e 10 km, os corredores recebiam uma medalha simbólica de participação, além de um kit com frutas para a alimentação pós-corrida, já que a organização esteve preocupada com todos esses detalhes. A criançada pode brincar em um parquinho montado para atender a esse público enquanto seus pais corriam.

Para a médica Maristela Martins, clínica geral do HSD, esse tipo de atividades traz resultados positivos na conscientização das mulheres. “Nós temos duas visões sobre esse tipo de corrida. Primeiro, que traz um grande efeito positivo para as mulheres que participam e que incentivam as outras a se prevenirem contra o câncer de mama, fazendo pelo menos uma vez ao ano os exames e indo ao ginecologista. E, em segundo lugar, que as práticas esportivas podem auxiliar bastante para uma vida saudável”, comentou.

A importância das práticas esportivas também foi enfatizada pelo médico Klayton Ribeiro, oncologista do HSD. “Praticar esportes, seja por meio dessas corridas ou outros, é um grande fator no tratamento para vários tipos de problemas, inclusive o câncer de mama. E podemos fazer isso somado à beleza da nossa cidade, que visualizamos durante a corrida, é muito positivo para o nosso domingo”, disse ele.

A secretária Maria Isauderina Nunes, de 53 anos que participou da corrida, foi uma das mulheres que venceu a luta contra o câncer de mama. “Faz 13 dias que fiz a cirurgia e hoje estou completamente curada. Estou aqui hoje para ajudar na conscientização dessas mulheres da importância de fazer os exames de prevenção para, assim como eu, terem sucesso no tratamento. Eu vim aqui pra comemorar’, concluiu sorrindo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.