Projeto Viver Bem

Vila Luizão faz caminhada em prol do Outubro Rosa

Essa foi a primeira edição, que contou com a participação de cerca de mil mulheres, e teve a distribuição de panfletos informativos sobre a prevenção

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Mulheres saíram pelas ruas em caminhada conscientizando a população do bairro da Vila Luizão
Mulheres saíram pelas ruas em caminhada conscientizando a população do bairro da Vila Luizão (Caminhada)

O projeto Viver Bem Mais realizou, no último sábado, 28, uma caminhada pelas ruas da Vila Luizão em alusão à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Essa foi a primeira edição e contou com aproximadamente mil mulheres.
Na ocasião, foram distribuídos panfletos com informações para conscientização de como as mulheres, e também os homens, podem se prevenir e kits de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).
Rubens Ferraz, coordenador do projeto, comentou sobre a importância daquele evento. "Nós sabemos que nossa cidade ainda é carente no que se refere a conscientização da importância de fazer os exames de prevenção ao câncer de mama. Por isso, organizamos essa caminhada para ajudar nossa região da necessidade desses cuidados, já que muitos homens e mulheres são vítimas desse problema", relatou.
Uma das participantes da caminhada foi a aposentada Tereza Cristina Louzeiro, que disse que sempre participa dessas atividades. "Nós temos que fazer as mulheres entenderem que precisam se tratar para evitar problemas ainda maiores que não conseguiram voltar atrás e serem diretamente prejudicadas", disse ela.
Já Lurdinete Silva Rodrigues, de 57 anos, disse que faz com frequência os exames e incentiva suas amigas a fazerem. "Além de participar dessas caminhadas, eu faço meus exames de rotina e incentivo minhas colegas e amigas a fazerem também. Assim todas nós podemos fazer nossa zumba sem essa preocupação", concluiu sorridente.
A caminhada percorreu as principais avenidas da Vila Luizão, Sol e Mar, Divineia, Planalto Turu e teve apoio de comerciantes locais, bem como do secretário da Agricultura e Pesca de São Luís, Ivaldo Rodrigues, e do vereador Marquinhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.