TV digital

Grupo Mirante participa de Feira Tecnológica da escola Portal do Saber

Durante o evento, que teve como tema “A evolução da televisão”, alunos do Infantil aprenderam mais sobre a tecnologia que hoje está na era digital

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Estandes montados na Feira Tecnológica chamaram a atenção de professores e pais de estudantes
Estandes montados na Feira Tecnológica chamaram a atenção de professores e pais de estudantes (Feira Tecnologia)

OGrupo Mirante aproveitou a participação no sábado, 28, de uma Feira Cultural promovida pela escola Portal do Saber, que teve como tema “A evolução da televisão”, para reforçar o desligamento do sinal analógico e como funcionará a TV a partir do próximo ano no estado.

No início do mês, o Grupo Mirante havia recebido a visita de um grupo de alunos dessa escola para conhecer e aprender sobre a evolução do veículo televisão, que foi o tema da feira cultural da escola este ano.

O trabalho apresentado pelos estudantes do Infantil 2 sobre a evolução da televisão foi coordenado pela professora Carmem Magalhães, "Nós visitamos a TV Mirante e eles foram apresentados a muitas coisas sobre a história da TV, desde que era em preto e branco. Aqui, por mais que tenham somente 5 anos, eles estão sabendo explicar bastante o que aprenderam", disse

Uma das crianças a falar sobre esses avanços foi Lucas Castro, de 5 anos, que contou para O Estado o que aprendeu. "Sei que existem televisões que não pegavam nem cores. Hoje elas são em LED e tem uma imagem muito melhor. Eu até assisto televisão hoje pelo celular", relatou entusiasmado.
Álvaro Júnior, que é técnico de Rádio e TV do Grupo Mirante, disse que o objetivo de participar dessa Feira foi, além de conscientizar os pais das crianças sobre as alterações no sistema, mostrar para as crianças os avanços da tecnologia.

“Primeiro, queremos demonstrar que as pessoas não precisam jogar seus aparelhos televisores fora. Basta apenas comprarem um conversor que o sinal digital funcionará tranquilamente em sua TV. Isso evitará um grande desperdício e que alguns achem que ficarão sem acompanhar seus programas por conta da inovação para o digital", concluiu.

Ser digital

Aqueles "fantasmas", zumbidos e chuviscos da TV analógica são coisas do passado. Com a TV Digital, acabaram também os malabarismos que às vezes era necessário que as pessoas fizessem para melhorar a qualidade da imagem.

Na TV Digital os sons e imagens são digitalizados e transmitidos com o mesmo tipo de linguagem dos computadores. Na tela da TV, a vantagem mais visível da transmissão digital é o fim desses ruídos que atrapalhavam a visualização.

Para assistir TV com essa qualidade é preciso que os aparelhos sejam de alta definição (HD). Nas lojas e na internet, é possível encontrar essa característica com outros nomes, como "HDTV" ou "DTV". Todos esses termos significam que os televisores são capazes de exibir imagens em alta definição.

O Conversor

Além de ser HD, os aparelhos precisam receber o sinal digital das emissoras. Essa recepção é feita por meio de um aparelho chamado "conversor digital", que pode estar dentro ou fora do televisor.

Se o televisor não possuir o conversor integrado, como é o caso dos aparelhos mais antigos, é necessário comprar esse dispositivo que fica externo ao aparelho de TV, Em seguida, basta conectar ao televisor uma simples antena em UHF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.