Sujeira

Esgoto estourado transforma rua em lagoa no Bairro de Fátima

Além do mau cheiro constante e das dificuldades de locomoção, a água suja leva animais peçonhentos e insetos para as casas da Rua do Chafariz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Esgoto estourado deixa moradores em situação complicada no Bairro de Fátima
Esgoto estourado deixa moradores em situação complicada no Bairro de Fátima (Esgoto BF)

SÃO LUÍS - Há pouco mais de três meses, moradores da Rua do Chafariz, no bairro de Fátima convivem todos os dias com o mau cheiro na porta de casa. O problema é causado por um esgoto estourado, que jorra água suja dia e noite. A frente das casas se tornou uma lagoa de resíduos, que causa mau cheiro e muito desconforto.

Segundo moradores, a dificuldade para sair de casa é grande. A dona de casa Solange de Fátima, uma das mais prejudicadas, conta que por diversas vezes, ao sair de casa, caiu na sujeira. Ela ressaltou ainda que é poluição está fazendo mal à sua mãe, que é idosa, e faz tratamento médico. “Minha mãe tem a saúde muito frágil e essa sujeira aqui tem trazido mais problemas ainda para a saúde dela. Por diversas vezes já se sentiu mal. Não podemos nem ficar na porta de casa, o mau cheiro é horrível”, reclamou.

Os moradores reclamam também que os carros não querem mais trafegar na rua. “Outro dia chamei um táxi para levar minha mãe ao médico e tivemos de sair andando e pegá-lo na avenida, porque ele não pode entrar”, disse a dona de casa.

A água parada na porta das casas traz também animais peçonhentos, como ratos, aranhas, além de larvas e mosquitos transmissores da dengue. Uma grande quantidade de muriçocas invadem as casas durante a noite. A situação vem causando coceiras e irritações na pele.

O problema já é antigo. Diversas denúncias foram feitas, porém, sem sucesso. O Estado entrou em contato com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que, por meio de nota, informou que o problema é devido o entupimento das vias pluviais. A Semosp disse que uma equipe está realizando trabalhos de desobstrução de galerias na Rua Dom Pedro, no Bairro de Fátima. Ainda segundo a secretaria, uma equipe seria deslocada para realização de limpeza na Rua do Chafariz, no Bairro de Fátima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.