Evento

Saneamento básico no Maranhão é debatido em seminário em SL

Apenas 12,1% dos domicílios maranhenses têm acesso a esse tipo de serviço, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS); evento contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho

Daniel Júnior Especial para O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
O ministro Sarney Filho proferiu palestra no seminário sobre saneamento básico
O ministro Sarney Filho proferiu palestra no seminário sobre saneamento básico (O ministro Sarney Filho proferiu palestra no seminário sobre saneamento básico)

SÃO LUÍS - O saneamento básico no Maranhão foi tema de um seminário estadual realizado, na sexta-feira,27, na sede da Procuradoria Geral da Justiça, no Calhau, em São Luís. O evento, promovido pelo Ministério Público do Estado, Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público (Abrampa) e Ministério do Meio Ambiente, contou com membros do Poder Público, entre eles o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgados no início do ano, o Maranhão possui um dos piores índices de cobertura da rede de esgoto do Brasil. Apenas 12,1% dos domicílios maranhenses têm acesso ao serviço de saneamento básico.

O Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, ressaltou que a obrigação do tratamento de esgoto é de responsabilidade do Estado e a coleta dos resíduos sólidos da Prefeitura, mas é importante uma integração entre os poderes e a sociedade civil na preservação do meio ambiente. “O Governo Federal disponibiliza programas importantes para apoiar os estados e municípios sobre as medidas a serem executadas no saneamento básico”, afirmou. O ministro também se mostrou preocupado com a crise hídrica que o país enfrenta e elogiou a atuação do Ministério Público do Maranhão e do Ministério Público Federal em relação as causas ambientais.

Durante a reunião, foi apresentado o resultado do programa Atlas Esgoto, que traz a análise da situação do esgotamento sanitário nas 5.570 cidades brasileiras e dos impactos do lançamento dos esgotos nos rios, lagos e reservatórios do país.

De acordo com Ministério Público do Maranhão, o objetivo do seminário é estimular a definir metas e prioridades de atuação para o saneamento básico no Maranhão.

Frase

“O Governo Federal disponibiliza programas importantes para apoiar os estados e municípios sobre as medidas a serem executadas no saneamento básico”

Sarney Filho

Ministro do Meio Ambiente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.