Saúde e bem-estar

Prótese de silicone não atrapalha diagnóstico de câncer de mama

Segundo especialista, as próteses não causam câncer e nem atrapalham no diagnóstico tanto por exames de imagens ou pelo autoexame; hoje é usada na reconstrução da mama, após mastectomia

Carla Lima / Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Cirurgiã plástica Gabriela Valadão afirma que prótese de silicone não atrapalha nem no diagnóstico por imagem
Cirurgiã plástica Gabriela Valadão afirma que prótese de silicone não atrapalha nem no diagnóstico por imagem

SÃO LUÍS - A cirurgia plástica para aumentar a mama por meio de prótese de silicone é um desejo de muitas mulheres. Seja para aumentar ou mesmo só deixar mais rígido, esse tipo de procedimento é um sonho no universo feminino. Mas, a mulherada põe o pé no freio quando o assunto é câncer de mama, já que há anos a colocação das próteses chegou a ser relacionada a esse tipo de doença.

No mês do Outubro Rosa, especialista afirma, porém, que a relação não passa de um mito. Não existe a possibilidade e uma prótese de silicone causar o aparecimento de tumores. Segundo a cirurgiã plástica Gabriela Valadão, antes mesmo de se chegar na cirurgia plástica, os procedimentos adotados já contribuem para que um diagnóstico seja feito em caso de existência de nódulos na mama.

“Antes de fazer a cirurgia, a paciente passa por exames de imagens como ultrassom e também mamografia, de acordo com a idade. Se for antes dos 40 anos, pedimos ultrassom e, depois disso, pedimos tanto a ultrassom quanto a mamografia. Se houver algum nódulo, vamos saber antes do procedimento para colocar a prótese”, explicou Gabriela Valadão.

E o diagnóstico de um tumor após a colocação de prótese de silicone? Haverá problema para a paciente que já fez esse tipo de procedimento cirúrgico? A resposta é não. Na verdade, pelo que explicou a cirurgiã, a prótese de silicone também não atrapalha nem no diagnóstico por imagem nem por meio do autoexame.

Elyjane Kzam, que fez a reconstrução da mama, durante o tratamento
Elyjane Kzam, que fez a reconstrução da mama, durante o tratamento

Isso porque a prótese é colocada atrás da glândula mamária ou na área conhecida como subfacial ou ainda por detrás do músculo, procedimento conhecido como submuscular. “Dessa forma, não há como ter problemas para que seja diagnosticado algum tipo de nódulo. Nem nos exames de imagem e nem no autoexame porque a prótese nunca fica na frente da glândula mamaria”, disse a especialista.

Silicone vai muito mais além da questão estética que estamos acostumados. No meu caso, ajuda na autoestima após todo o problema enfrentado”Elyjane Kzam, que colocou prótese de silicone, após mastectomia total

Próteses após diagnóstico

Apesar de ser sempre relacionada com uma questão estética, a prótese de silicone é usada – de forma mais usual atualmente – em caso de mastectomia (retirada do seio). Até pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é possível reconstruir a mama após ser retirada.

Esse foi o caso de Elyjane Kzam, uma jovem empresária, que descobriu um câncer de mama aos 23 anos de idade. A descoberta se deu por meio de uma cirurgia para redução de mama. Ela conta que, por teimosia, fez a cirurgia mesmo sem o consentimento dos pais. “Só disse que deveriam me buscar no hospital alguns dias depois”, relata.

Durante a cirurgia foram encontrados nódulos, que depois de retirados foram encaminhados para a biopsia. “Foi constatado câncer já no grau quatro. Estava chegando na fase final”, lembra Elyjane Kzam.

Elyjane Kzam na atualidade
Elyjane Kzam na atualidade

Com o resultado em mãos, foi preciso fazer a mastectomia total e, logo em seguida, foram colocadas as próteses. “Silicone vai muito mais além da questão estética que estamos acostumados. No meu caso, ajuda na autoestima após todo o problema enfrentado”, afirmou.

Elyjane Kzam hoje tem 28 anos e conta todos os dias para receber o diagnóstico de cura do câncer que enfrentou não somente com a retirada total das mamas, mas com quimioterapia também.

“Farei cinco anos desse luta e já aguardo ouvir a palavra ‘cura’. Enfrentei a doença de todas as formas e agora aguardo a melhor parte, que é ter a certeza que me livrei do câncer”, garantiu a empresária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.