Protesto

Homem despeja tinta vermelha nas águas da Fontana di Trevi, em Roma

Graziano Cecchini diz que intenção era protestar contra corrupção e sujeira na capital italiana. Ele já havia feito a mesma coisa em 2010

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

ROMA - Um italiano despejou tinta vermelha na Fontana di Trevi, na quinta-feira,26, – dez anos depois de cometer o mesmo ato de vandalismo em um dos mais famosos monumentos de Roma.

Graziano Cecchini insistiu que a tinha não prejudicaria a fonte e que tinha como intenção protestar contra a corrupção e a sujeira de Roma.

Segundo testemunhas, Cecchini conseguiu escalar uma lateral da fonte e despejar a tinta, transformando as águas em um lago vermelho. A polícia o retirou do local.

Em um comunicado, Cecchini disse que o protesto era um “grito de que Roma não está morta, está viva e pronta para voltar a ser a capital da arte, vida e Renascença”.

Cecchini também foi responsável por espalhar milhares de bolas de plástico coloridas nas Escadarias da Praça da Espanha, em Roma, em 2008.

Na tarde da quinta, as autoridades desligaram o sistema hidráulico da Fontana di Trevi e estavam escoando a fonte para prevenir qualquer dano causado pela tinta.

“Ações como esta demonstram ignorância e uma total falta de senso cívico”, disse o vice-prefeito, Luca Bergamo.

Durante a primeira ação do tipo de Cecchini, em 2010, um grupo de extrema-direita reivindicou a autoria e disse que aquilo era um protesto contra o custo da organização do Festival de Cinema de Roma. Eles disseram que a tinta vermelha era uma referência ao tapete vermelho do evento. A edição de 2017 do festival foi aberta na quinta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.