Saúde escolar

Estudantes do Município recebem óculos e melhoram rendimento

Programa Saúde na Escola leva atendimento oftalmológico às escolas por meio do Consultório Itinerante e já está presente em 100 escolas municipais da zona urbana e rural de São Luís, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Isabella Ester voltou a ser participativa nas aulas ao usar óculos e enxergar os deveres no quadro
Isabella Ester voltou a ser participativa nas aulas ao usar óculos e enxergar os deveres no quadro (aluna)

Diagnosticada com seis graus de miopia, a pequena Isabella Ester, de 7 anos, aluna do 2º ano da escola municipal Darcy Ribeiro, descreve sua vida escolar como antes e depois de ter recuperado o prazer de enxergar melhor, após ter sido atendida pelo Consultório Itinerante. A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa do Governo Federal, articulada pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e Educação (Semed), em parceria com o Hospital Universitário Presidente Dutra e as Óticas Diniz.

Isabella Ester é uma das centenas de alunos da rede municipal de ensino de São Luís beneficiados pelo Programa Saúde na Escola, que, entre outras ações, oferta assistência oftalmológica a estudantes de escolas públicas. Ela foi atendida pelo Consultório Itinerante de oftalmologia e recebeu os óculos de que tanto precisava. "Eu sempre tive muita dificuldade de ler o que a professora escrevia no quadro e, para conseguir isso, sentava sempre nas carteiras da frente. Foi a maior felicidade quando vi que com os óculos podia fazer minhas anotações mais rápido e sem pedir ajuda para ninguém", relata Isabella.

O depoimento da menina é corroborado por sua professora, Jeane Soares. "Eu sempre percebia a dificuldade que a Isabella Ester tinha para ler. Apesar de ser muito inteligente, ela começou a ter rejeição pelas atividades de classe, chorava e sempre dava desculpas para não fazer as tarefas. Agora, é nítida a desenvoltura dela em sala de aula depois que passou a usar os óculos cedidos pelo programa", observou a professora.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destacou o alcance social do projeto, que traz benefícios aos alunos em duas importantes áreas: saúde e educação. "Nós sabemos o quanto problemas de visão comprometem o rendimento escolar das crianças. Por isso, desdobramos nossa atenção com a saúde dos olhos de nossos alunos da rede municipal de ensino ", afirmou.

Na última entrega de óculos aos alunos, as Óticas Diniz entraram como parceira da ação, fornecendo também os óculos especiais prescritos pelo programa e que não são ofertados pelo Governo Federal.

Programa
O Programa Saúde na Escola está presente hoje em 100 escolas municipais da zona urbana e rural de São Luís, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental. A ação atende os estudantes de forma gratuita, visando promover a saúde dos olhos das crianças e reverter o quadro de baixo rendimento escolar que muitas deles apresentam como reflexo dos problemas de visão.

Os números revelam os avanços da ação, na capital. De outubro de 2013 a junho de 2016, foram realizados 2.021 atendimentos. Destes, 975 alunos tiveram óculos prescritos. No ano passado, também foram prestados atendimentos por meio do extinto programa "Olhar Brasil", que beneficiou quatro mil alunos da rede e entregou dois mil óculos.

O serviço foi prestado nas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Tomaz de Aquino, Luis Rego, Olinda Desterro, Rubem Goulart, Maria José Vaz, Mário Pereira, Tancredo Neves, João do Vale, Salomão Fiquene, Thales Ribeiro, João Paulo II e Darcy Ribeiro.

O programa já atendeu também com consultas oftalmológicas todos os estudantes das escolas Amaral Raposo e Santa Clara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.