Data

Dia Internacional da Animação terá vasta programação gratuita

Celebração à data ocorre neste sábado, às 9h, em São Luís, Matinha, São Bento e São João Batista e traz na programação mostras e oficinas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Cena de “Quem Matou Elias Zi”, de 1986, dirigido por Murilo Santos
Cena de “Quem Matou Elias Zi”, de 1986, dirigido por Murilo Santos

SÃO LUÍS - O Dia Internacional da Animação será celebrado neste sábado em São Luís e em outras três cidades do interior do estado. O evento reúne oficinas e mostras de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais e ocorre no Cine Praia Grande, com entrada gratuita. A programação começa a partir das 9h.

O objetivo da celebração é difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos e despertar o interesse do espectador em filmes de animação.

Este ano, o evento marca sua 14ª edição e traz na programação a Mostra Nacional, Mostra Infantil e Mostra Histórica. No Maranhão, o Dia Internacional da Animação acontece em São Luís, Matinha, São Bento e São João Batista.

Na capital, serão realizadas atividades paralelas como exibições de animações regionais, oficinas, palestras, debates com convidados, exposição de designers, ilustradores e cartunistas, como Felipe Teixeira, Nat Maciel, Luã Campos, Marcos Caldas, Waldeir Brito, Davi Coelho, Marlon Brando, Babi Campos, Paula Maia e Gabriel Hislla.

Cena de “Chiaroscuro”, de Daniel Drummond, que levou o Oscar Estudantil em 2015
Cena de “Chiaroscuro”, de Daniel Drummond, que levou o Oscar Estudantil em 2015

A mostra Maranhense exibirá filmes premiados como “Chiaroscuro”, de Daniel Drummond, que levou o Oscar Estudantil em 2015, e “Bárbara Balaclava”, animação feita a partir de telas do artista plástico Thiago Martins de Melo, filme que levou os principais prêmios do Maranhão Na Tela 2016. Também haverá exibição de “Quem Matou Elias Zi”, de 1986, dirigido por Murilo Santos, que marca os primórdios da animação maranhense. O evento oferece ainda oficinas gratuitas.

Serviço

O quê

Dia Nacional da Animação

Quando

Sábado, 28

Onde

Cine Praia Grande

Programação

9h às 12h - Workshop de sketch/arte digital

Onde: Iema, Rua Portugal, Centro Histórico.
9h30 – Sessão de animações do projeto Formação
Onde: Cine Praia Grande
10h30 – Mostra Oficial (Sessão Infantil)

Onde: Cine Praia Grande
14h às 16h – Quadrinhos e Animação: Diálogos Possíveis
Onde: Cine Praia Grande
16h40 às17h20 – Mercado audiovisual e animação gráfica

Onde: Cine Praia Grande
17h30 às18h10 – Perspectivas sobre a animação maranhense

Onde: Cine Praia Grande
18h20 às19h20 – Mostra maranhense de animação
19h30 - Mostra Oficial; Mostra Histórica; Mostra Nacional

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.