Crise

Conselho de Ministros da Espanha destitui o governo da Catalunha

Medida tira autonomia da região e visa impedir independência aprovada pelo Parlamento catalão; foram 214 votos a favor e 47, contra; crise política foi desencadeada após a realização de um referendo considerado ilegal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, foi destituído do cargo
O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, foi destituído do cargo (O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, foi destituído do cargo)

MADRI - O Conselho de Ministros convocado pelo chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, decidiu destituir o governo da Catalunha, conforme autorizado mais cedo pelo Senado espanhol, que deu luz verde para a aplicação do artigo 155 da Constituição.

Entre outras medidas, Rajoy anunciou que Carles Puigdemont, presidente da região, foi destituído do cargo e o Parlamento regional foi dissolvido. O chefe do governo espanhol também anunciou que eleições "para restaurar a democracia" foram convocadas para o dia 21 de dezembro.

"Não se trata de suspender nem de intervir no autogoverno, se trata de devolvê-la à normalidade o antes possível", disse Rajoy.

O Senado espanhol aprovou na sexta-feira, 27, a aplicação do artigo 155 da Constituição, que dispõe sobre a intervenção em uma região autônoma do país. Foram 214 votos a favor e 47, contra. A decisão ocorreu logo após o Parlamento regional da Catalunha aprovar o início do processo de independência da região.

A atual crise política foi desencadeada após a realização de um referendo considerado ilegal pelo governo e pela Suprema Corte espanhóis. Na consulta popular de 1º de outubro, 90% dos votantes foram a favor da independência (2 milhões de pessoas, ou 43% do eleitorado catalão).

Com o resultado favorável à independência, o presidente regional catalão, Carles Puigdemont, declarou no dia 10 no Parlamento local que a região 'ganhou o direito de ser independente e em seguida suspendeu seus efeitos para negociar com Rajoy.

A atitude deixou dúvidas sobre se houve uma declaração de independência e fez com que Rajoy exigisse um esclarecimento formal de Puigdemont. Como não houve resposta, o premiê espanhol propôs no dia 21 intervir no governo regional.

Artigo 155

A aprovação ocorreu na sexta,27. O artigo 155 é a ferramenta mais extrema disponível ao governo espanhol para intervir em uma região autônoma (e, neste caso, barrar o processo de independência da Catalunha). Ele nunca tinha sido ativado, desde a promulgação da Constituição espanhola de 1978.

A medida determina o afastamento do presidente regional e todo o seu governo; limita as funções do Parlamento catalão; obriga a convocação de novas eleições regionais em até seis meses; e intervém na polícia no local (veja detalhes do artigo 155).

A resolução aprovada pelo Parlamento catalão, de maioria independentista, prevê "constituir uma República Catalã como um Estado independente, soberano, democrático e social" e foi muito comemorada por apoiadores reunidos nas ruas de Barcelona e em outras cidades da região.

A expectativa é que o Conselho de Ministros da Espanha se reúna ainda nesta sexta para destituir o presidente regional e intervir no Parlamento catalão.

Guerra de versões

O artigo 155 da Constituição espanhola de 1978 estipula que "se uma Comunidade Autônoma não cumprir as obrigações que lhe são impostas pela Constituição ou outras leis, ou atue de forma que prejudique seriamente o interesse geral da Espanha, o Governo poderá adotar as medidas necessárias para obrigar a região a cumprir essas obrigações ou a proteger o referido interesse geral".

É uma medida delicada, que nunca tinha sido utilizada desde a redemocratização do país, uma vez que a Espanha é um país muito descentralizado e suas 17 comunidades autônomas têm amplos poderes. O governo espanhol diz que o artigo será usado apenas para "restaurar a ordem constitucional".

Já o texto aprovado pelo Parlamento catalão determina que o governo local crie "todas as resoluções necessárias para o desenvolvimento da lei de transitoriedade legal e fundação da República". A aprovação teve 70 votos a favor, 10 contra e 2 em branco.

Mas parlamentares dos partidos Socialista, Ciudadanos e Popular, contrários à proposta, abandonaram o plenário antes da votação. Como o Parlamento catalão conta com 135 assentos, a independência foi aprovada por 52% dos políticos.

Como o Senado espanhol tem 266 assentos, 80% foram votaram pela intervenção.

Repercussão

O premiê espanhol, Mariano Rajoy, reagiu pelo Twitter, pedindo "tranquilidade a todos os espanhois". "O Estado de direito restaurará a legalidade na Catalunha”, escreveu. A expectativa é de que o Conselho de Ministros da Espanha se reúna ainda hoje para determinar a aplicação do artigo 155.

Puigdemont, por sua vez, pediu que a luta pela independência seja pacífica. "Virão horas em que precisaremos manter o pulso deste país, mas mantê-lo principalmente no terreno da paz, no terreno do civismo e no terreno da dignidade", declarou o presidente regional catalão ante deputados e prefeitos separatistas reunidos no Parlamento.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que União Europeia continuará lidando apenas com o governo espanhol, em Madri.

“Para a União Europeia não muda nada. A Espanha continua como nosso único interlocutor. Espero que o governo espanhol favoreça a força do argumento, não o argumento da força”, afirmou o político pelo Twitter.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.