Prevenção

Campanha imunizará 2,5 milhões de animais contra aftosa no MA

Segunda etapa da campanha será realizada no período de 1º a 30 de novembro em todo o estado e será focada na vacinação de bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Criadores maranhenses terão economia no gasto com aquisição de vacinas nesta segunda etapa
Criadores maranhenses terão economia no gasto com aquisição de vacinas nesta segunda etapa (aftosa)

SÃO LUÍS - Com meta de imunizar em todo o estado o total de 2,5 milhões de bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade, será iniciada, dia 1º de novembro, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa. A ação preventiva será realizada até 30 de novembro.

Este ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu um novo regime de vacinação para a região Nordeste. Na primeira etapa, realizada em maio, a campanha foi voltada para todo o rebanho, estimado em 7,6 milhões de cabeças. E agora, em novembro, será focada apenas nos animais com até 24 meses de idade.

A redução do número de animais a serem vacinados nessa segunda etapa representará uma economia de quase R$ 9 milhões para os criadores maranhenses, considerando o valor atual da vacina. Nesse mesmo período de 2016, o Maranhão conquistou o primeiro lugar no Nordeste, com cobertura de 98,44% do rebanho imunizado.

O presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Sebastião Anchieta, ressaltou que essa etapa será diferenciada, pois além da economia para os criadores ela também representa um passo a mais para atingir o status livre da febre aftosa sem vacinação. “Estamos iniciando mais uma etapa de vacinação, a primeira nesse novo regime, que é bem mais benéfico ao criador. Continuaremos trabalhando firme para alcançar resultados vacinais exitosos e deixar os rebanhos maranhenses livre da febre aftosa”.

Outra medida a ser ressaltada nesse novo regime de vacinação se trata da atualização obrigatória de rebanho, pois além da comprovação que deve ser feita por parte dos criadores, os mesmos devem comparecer a Aged em que sua propriedade está cadastrada para atualizar seus dados de rebanho, mesmo aqueles que possuírem animais com faixa etária acima de 24 meses.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, a mudança no regime de vacinação reflete a eficiência do estado no trabalho pela sanidade do rebanho e é fruto do esforço conjunto da defesa agropecuária e dos produtores. “Os últimos anos de recordes de vacinação estão agora sendo reconhecidos, proporcionando uma economia para o criador e dando a ele a oportunidade de investir em outros aspectos importantes para o rebanho, como manejo, nutrição e mesmo no combate a outras doenças, como brucelose e tuberculose. É uma medida que valoriza nosso gado e o torna ainda mais competitivo”, disse.

Mais

Primeira etapa:

Na primeira etapa, que aconteceu de 1º de maio a 15 de Junho, foram imunizados 98,42% de todo o rebanho bovino e bubalino do Maranhão contra a febre aftosa, onde pelo terceiro ano consecutivo o estado manteve os resultados acima de 98%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.