Reconhecimento

Israel homenageia árabe como herói do Holocausto

Médico egípcio Mohamed Helmy escondeu judeus na capital alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Título "Justos entre as nações" é a maior honra concedida por Israel a não judeus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

ISRAEL - O memorial Yad Vashem condecorou postumamente ontem o médico de origem egípcia Mohamed Helmy com o título "Justos entre as nações". É a primeira vez que Israel homenageia um árabe como herói do Holocausto.

Em Berlim, parentes do Helmy, que morreu em 1982, participaram da cerimônia de condecoração. A medalha de honra foi entregue a Nasser Kotby, sobrinho do médico que vive no Cairo, pelo embaixador de Israel na Alemanha, Jeremy Issacharoff.

Helmy chegou a Berlim em 1922, aos 21 anos, para estudar medicina. Formado, ele trabalhou como urologista no Instituto Robert Koch. Durante o regime nazista, o médico escondeu vários judeus, salvando os da deportação e morte.

Por não se enquadrar no conceito nazista de "ariano", o egípcio acabou perdendo a licença de trabalho e foi preso durante a Segunda Guerra Mundial. Após o fim do conflito, ele permaneceu em Berlim.

Em 2013, o Yad Vashem decidiu homenageá-lo com a condecoração póstuma. A família de Helmy, inicialmente, se recusou a receber a homenagem israelense, mas voltou atrás neste ano.

O título é a maior honra concedida por Israel a não judeus e homenageia pessoas que se arriscaram para salvar judeus do Holocausto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.