Lançamento

Para refletir sobre autoconhecimento

Livro “Pensando fora do ego”, de Cidinho Marques, será lançado hoje, às 19h, na DeVry; obra tem ilustrações de Clóvis Cabalau e prefácio de Ruy Palhano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Cidinho Marques lança
Cidinho Marques lança "Pensando fora do ego" hoje, às 19h, na DeVry São Luís

SÃO LUÍS - “Pensando fora do ego” é o título do livro que o pedagogo, mestre em Educação e coach Cidinho Marques lança hoje, às 19h, na DeVry São Luís (Avenida dos Holandeses). A publicação sai pela editora Literare Books International e traz ilustrações do jornalista e cartunista Clóvis Cabalau, diretor deRedação de O Estado. Na ocasião, o ator João Signorelli (SP) declamará um dos capítulos do livro.

A obra, lançada nacionalmente em junho, na livraria Cultura (SP), é, nas palavras do escritor, uma evolução de outro livro de sua autoria, “Vencer a si mesmo”. “Naquele livro eu falava de autoconhecimento e mudança interior, sobretudo no sentido de vencer maus hábitos e senti que deveria aprofundar este tema. Foi então que escrevi ‘Pensando fora do ego’”, relembra Cidinho Marques.

Para ele, “Pensando fora do ego” pretende levar à reflexão sobre o poder que advém do ego e que precisa ser administrado para, a partir disto, provocar mudança comportamental e por fim, abrir possibilidades para as relações interpessoais.

Cidinho Marques diz que o ego traz problemas para a personalidade, pois alimenta a ideia do falso eu. “O ego nos escraviza, tem seu lado positivo, seu lugar na personalidade das pessoas, mas quando deixa de ser um instrumento para administrar a personalidade, ele passa a nos escravizar porque o ego é um poço de vaidade que em doses altas traz prejuízos”, frisa Cidinho Marques.

A obra é dividida em 14 capítulos. Cidinho Marques destaca, entre eles, o terceiro, “A ditadura do ego”. “Vivemos algumas ditaduras e nenhuma é bem-vinda, principalmente a auto imposta. A ideia do livro é levar à reflexão, à mudança e com isto rever os relacionamentos intra e interpessoais”, diz o escritor.

Ilustrações

Para ilustrar a obra, o escritor convidou Clóvis Cabalau. São dele os desenhos que antecedem cada um dos capítulos. “Este é o segundo livro que trabalhamos em parceria (o primeiro foi “Vencer a si mesmo”). É muito bacana porque Cabalau mergulha na essência do texto para ilustrar, incitando e provocando o leitor. Ele consegue traduzir o texto em imagem e isto traz impacto à obra”, elogia Cidinho Marques.

As gravuras são feitas em grafite nanquim inspiradas nos textos que as precedem. “A principal preocupação foi não interferir na mensagem, mas retratar essa própria mensagem não influenciando o leitor na sua interpretação, no entendimento do texto, mas somar, fazendo um retrato do livro”, observa Clóvis Cabalau.

O livro tem prefácio do médico neuro-psiquiatra e escritor Ruy Palhano, que destaca o protagonismo do autor. “Cidinho Marques ousa. Propõe uma visão contemporânea, atual, menos enigmática e diferenciada das condutas humanas, nos levando a pensar mais, a sentir mais e a refletir sobre nós mesmos. O livro nos leva em nossa direção e em direção do mundo”, pontua o médico.

Para o escritor, “Pensando fora do ego” não é um livro de autoajuda, mas de autoconhecimento. “Autoajuda soa como receituário, autoconhecimento é uma proposta de viagem cujos insights são imprevisíveis, e seus achados, incopiáveis”, escreve Cidinho Marques no texto de introdução da obra.

O pedagogo conta que já está em preparação seu quinto livro. “Sursum Corda – crônicas para elevar o coração” deverá ser lançado em 2018. “Antes, porém, pretendo fazer outros lançamentos de ‘Pensando fora do ego’, em outros espaços, como escolas e instituições, assim como ocorreu com meus outros livros. Quanto mais pessoas eu puder atingir, mais realizado ficarei”.

Serviço

O quê

Lançamento de “Pensando fora do ego”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

DeVry São Luís, Avenida dos Holandeses (Calhau)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.