Uso responsável

Jovens são capacitados sobre o uso da Internet

Projeto Educação Digital nas Escolas foi realizado pelo MPF, em parceria com o MPMA, a ONG SaferNet Brasil e o Comitê Gestor da Internet do país

Daniel Júnior / Especial para O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - Profissionais da educação, crianças e adolescentes participaram, entre terça-feira (24) e ontem, do evento Educação Digital nas Escolas, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF), com a proposta de contribuir no debate na capacitação dos envolvidos sobre o uso seguro, correto e responsável da Internet. A reunião ocorreu no auditório da sede do órgão, na Areinha, em São Luís.

De acordo com o palestrante e Diretor de Educação da ONG SaferNet, Rodrigo Nejm, a ideia do projeto é esclarecer sobre a utilização consciente da Internet para que todos tenham conhecimentos essenciais e possam multiplicar as informações com familiares e amigos.

“Os educadores e os jovens tiveram a capacidade de obter conhecimentos sobre a rede, as leis que asseguram a sociedade em relação aos crimes cibernéticos, como se prevenir de transtornos na rede, entre outros assuntos necessários para os que estão quase sempre conectados”, explicou.

O estudante Helesmilton Júnior, de 17 anos, relatou que o evento proporcionou novos conhecimentos acerca da Internet e tirou dúvidas. “Aprendi sobre como somos influenciados pela rede e o melhor foi entender as leis que nos protegem caso sejamos vítimas de criHelesmilton Júnior tirou dúvidas acerca do uso responsável da Internet mes cibernéticos. Agora sei os meus direitos e deveres enquanto internauta”, disse.

O estudante e presidente de um grêmio Vinícius Ribeiro, de 18 anos, relatou sobre tudo que aprendeu e a importância do debate. “Gostei de participar do evento, porque aprendi os benefícios das Internet para a cidadania, mas também dos malefícios e riscos que a rede impõe. Debatemos sobre o bullying na Internet e a lei sobre o direito de imagem. Vou divulgar todos esses conhecimentos para meus amigos da escola e parentes”, garantiu.

A Procuradora da República no Maranhão, Talita de Oliveira, explicou que o projeto Educação Digital nas Escolas nasceu da preocupação da insuficiência da atuação do MPF em relação aos crimes na Internet. “Constatou-se a necessidade de atuar junto às crianças e adolescentes, que são as principais vítimas de delitos na rede, no sentido de prevenir os crimes cibernéticos, difundindo a ideia do uso seguro, responsável e consciente da Internet. Acrescento que o projeto também tem a proposta de evitar que esses mesmos jovens sejam os futuros agressores da rede”, disse.


SAIBA MAIS

Os crimes cibernéticos podem ser denunciados por meio do site do Ministério Público Federal no Maranhão, que é o www.prma.mpf.mp.br, pelo telefone (98) 3213.7100 e/ou por meio do atendimento presencial na sede do MPF-MA, no bairro Areinha, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.