Criações

Cinema e ilustrações em cartaz na Sala Sesc de Exposições

Exposição “Cinema em Cartoon”, de Davi Coelho, permanece aberta ao público somente até amanhã, no espaço que fica na Avenida dos Holandeses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Obras de Davi Coelho em exposição na Sala Sesc
Obras de Davi Coelho em exposição na Sala Sesc (mostra)

SÃO LUÍS - Em cartaz somente até amanhã, na Sala Sesc de Exposições, na Avenida dos Holandeses, a exposição “Cinema em Cartoon” é um recorte da história do cinema por meio de ilustrações do historiador e pesquisador Davi Coelho. Utilizando a técnica mista (nanquim e aquarela), ele apresenta 80 desenhos sobre conhecidos filmes. A iniciativa é resultado do interesse pelo cinema unido a outra grande paixão do autor: a ilustração. A visitação acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
Por meio de uma seleção de filmes que respeitam a multiplicidade de tendências da sétima arte, considerando também as ramificações de nacionalidades diferentes, os desenhos procuram trazer, de forma panorâmica, um recorte divertido e instigante da história pitoresca desse estilo. Para a produção dos filmes, os desenhos foram produzidos manualmente e finalizados com a utilização de uma técnica mista num processo que pode levar até quatro horas para ser concluído. A ideia surgiu em 2016, quando o quadrinhista americano Jake Parker lançou um desafio para ilustradores chamado “Inktober”. Jake os incentivou a produzir e publicar on-line um desenho por dia, durante todo mês de outubro.

Passeio
A exposição é um passeio pelo mundo dos filmes, partindo de clássicos que marcaram as telonas, como “Viagem a Lua” (1902) de George Méliès, e “Casablanca” (1942) de Michael Curtiz, passando pelo Cinema Novo, com “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), de Glauber Rocha, matando a saudade dos anos 80 com títulos como “De Volta para o Futuro” (1985) de Robert Zemeckis, e chegando à atualidade, com sucessos de bilheteria do Cinema Comercial, como “Homem de Ferro” (2008) e “Star Wars – O Despertar da Força” (2015).
Davi Coelho é formado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com pesquisa na área de cinema. Foi programador do Cine Lume e ministrou algumas edições do curso “Linguagem Cinematográfica” em São Luís. Atualmente, escreve críticas e artigos sobre filmes para o site Volts.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.