Assalto

Agências bancárias na mira de criminosos no interior e na capital

BB em São João Batista foi alvo de ladrões pela 3ª vez este ano e o Banco Postal, na cidade, também foi arrombado; na capital três casos

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Agência do Banco do Brasil assaltada; bandidos fizeram um buraco na parede (detalhe)
Agência do Banco do Brasil assaltada; bandidos fizeram um buraco na parede (detalhe) (Agência do Banco do Brasil)

SÃO LUÍS - Agências bancárias no interior e na capital estão na mira de criminosos. O Banco do Brasil em São João Batista já foi alvo de ação criminosa três vezes este ano. O último registro ocorreu na madrugada de quarta-feira, 25, quando, segundo a polícia, um bandido não identificado arrombou a parede dos fundos da agência, mas não levou dinheiro, apenas um computador. Ainda na quarta-feira, o correspondente bancário da cidade também foi arrombado, mas os bandidos levaram apenas um aparelho de notebook.

“A polícia está tentando identificar os criminosos. Ao que tudo indica, o objetivo deles não era levar dinheiro, mas aparelhos eletrônicos como computadores, notebook, entre outros”, declarou o delegado Luis Jorge Matos, chefe do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Dcrif), órgão ligado a Superintendência Estadual de Investigações Criminosas (Seic).

Com relação ao Banco do Brasil, segundo o delegado, o criminoso utilizando uma marreta, uma espátula de pedreiro e uma chave de fenda, conseguiu abrir um buraco na parede do fundo da agência, que lhe deu acesso a parte interna. Ele levou apenas um computador e fugiu em seguida.

De acordo com as informações do delegado, a polícia foi comunicada no período da manhã e esteve no banco e recolheu as imagens do circuito para tentar identificar o criminoso. Os policiais fizeram buscas na região, mas nada encontraram. Também foi apreendido e vai ser periciado o material utilizado pelo assaltante. “As imagens do vídeo de monitoramento da agência mostram o assaltante de capacete”, declarou Luis Jorge Matos.

O correspondente bancário da cidade também foi alvo de bandidos, que reviraram toda a agência, mas levaram apenas um notebook. Ainda na manhã de ontem, os reparos foram feitos nas duas instituições financeiras.

Outras ações

Na noite do dia 15 de abril deste ano, essa mesma agência do Banco do Brasil em São João Batista foi explodida por um grupo criminoso composto por 12 homens. Eles levaram todo o dinheiro dos caixas eletrônicos, cujo montante não foi divulgado pela polícia.

Antes, na madrugada do dia 27 de abril, foi atacada por criminosos. Uma das portas de vidro da frente da agência foi quebrada, mas não teve registro de roubo ou danificação nos caixas eletrônicos.

A ação criminosa somente foi descoberta no período da manhã, com a chegada do vigilante, que encontrou o piso coberto por estilhaços de vidro e a porta de acesso aos portadores de necessidades especiais quebrada.

Na capital

Mas os assaltantes não agiram somente no interior. Pelo menos três agências da capital foram arrombadas em menos de três dias. Dois casos ocorreram na segunda-feira, 23. Bandidos invadiram o Banco do Itaú, na Rua Grande, no centro, e com uma pedra quebraram a porta de vidro da frente e levaram apenas um televisor, segundo a polícia.

O outro alvo dos bandidos foi o Bradesco, da Rua da Paz. Os criminosos quebraram a porta da frente e levaram um computador, mas não houve registro de arrombamento dos caixas eletrônicos.

No último dia 21, os bandidos arrombaram o Bradesco da Avenida Magalhães de Almeida, no centro, e levaram quatro televisores. Neste caso, um dos acusados foi preso e apresentado ao plantão de Polícia Civil das Cajazeiras.

Frase

“A polícia está tentando identificar os criminosos. Ao que tudo indica, o objetivo deles não era levar dinheiro, mas aparelhos eletrônicos como computadores, notebook, entre outros”.

Delegado Luis Jorge Matos, chefe do Dcrif

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.