Eleições

Anúncio de Ricardo Murad movimenta cenário para 2018

Senador Roberto Rocha e ex-deputada Maura Jorge afirmaram que participação de Ricardo Murad em disputa valoriza o processo eleitoral no Maranhão

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
(Ricardo Murad)

O anúncio do ex-secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PRP), mostrando intenção de disputar as eleições 2018, repercutiu no meio político e movimentou os bastidores. Murad divulgou na noite de segunda-feira, 23, documento intitulado “Carta aos Maranhenses”, em que manifesta intenção de entrar na disputa.

Pelo menos dois pré-candidatos ao Governo do Maranhão se manifestaram a O Estado após a publicação de Murad. O senador Roberto Rocha (PSDB) e a ex-deputada Maura Jorge, comentaram a decisão.

Para Rocha, a presença do ex-secretário de Saúde na disputa, acrescenta no debate eleitoral. O senador classificou Murad de “protagonista” na história do Maranhão.

“É importante para o processo democrático que mais visões sobre o Maranhão se contraponham na arena das ideias.Como gestor e protagonista na história contemporânea do nosso Estado, a presença de Ricardo Murad traz um elemento de testemunho e de emulador de um debate que deve ser amplo e franco sobre os destinos do nosso estado”, disse.

A ex-deputada Maura Jorge também falou da importância de Murad no processo eleitoral.

“A pluralidade de ideias é saudável em toda democracia. Ricardo tem o direito de votar e ser votado. Ao povo cabe escolher o projeto que melhor lhe representa.Vivemos em uma democracia e qualquer cidadão, desde que esteja apto a votar e ser votado tem liberdade de colocar seu nome para análise da população”, acrescentou.

Gestão - Ricardo Murad teve atuação destacada no governo Roseana Sarney, ao comandar a Secretaria de Saúde. Na pasta, ele coordenou o ‘Programa Saúde é Vida’, que modernizou o setor em todo o estado.

Murad comandou a construção e inauguração de 44 novos hospitais de 20 leitos; sete de 50 leitos e 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no estado.

Ele também reformou o Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira; reformou e entregou novos centros cirúrgicos no Hospital Juvêncio Matos; entregou a nova unidade da Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Feme); entregou o Centro de Medicina Especializada (Cemesp); transformou o Hospital Geral no primeiro Hospital do Câncer do Maranhão; entregou o Centro de Reabilitação, no Olho d'Água; reformou a Maternidade Benedito Leite e inaugurou nova unidade da mesma maternidade, situada na Cohab. Além disso,criou 234 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede estadual de saúde.

Em 2015, logo depois de iniciado o novo Governo, Murad chegou a ser considerado o principal adversário do governador Flávio Dino (PCdoB). Ele chegou a provocar embates com o chefe do Executivo em redes sociais. Mas, desde o primeiro semestre deste ano, tem se mantido em silêncio sobre o cenário político.

MAIS

Procurados por O Estado, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) e o governador Flávio Dino (PCdoB), não comentaram a publicação de Ricardo Murad.

Murad diz que quer participar de novo Governo no Maranhão

O ex-secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PRP), sugeriu, por meio de uma “carta aos maranhenses”, que disputará as eleições 2018. Na publicação, Murad afirma que quer fazer parte de forma direta, de um novo Governo no Estado.

Na carta, o ex-presidente da Assembleia Legislativa explica a mudança de partido político, faz referência à ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), critica a administração Flávio Dino (PCdoB) e diz que quer mudar a realidade do Maranhão.

“No PMDB só deixo amigos e o desejo de sucesso a todos os filiados que sempre me dedicaram carinho e atenção e uma palavra muito especial para a governadora Roseana Sarney. Ao longo dos anos, recebi dela manifestações e provas de confiança e respeito que sempre retribuí. Foi uma honra para mim ter servido o nosso Estado sob sua liderança”, disse.

Para o ex-secretário, o projeto de mudança de Flávio Dino fracassou. “O governo comunista, ao invés das falsas promessas e da expetativa criada junto dos eleitores, fracassou fragorosamente”.

Ele fez um resumo de sua trajetória na política e disse que pretende trabalhar para fazer com que o Maranhão avance.

“[...] Por tudo isso acredito que para reerguer o Maranhão temos que nos superar no trabalho, temos que acreditar que somos donos do nosso destino e que precisamos ter fome de grandeza.Darei sempre o melhor de mim, e agora, com muito mais espaço e liberdade, pretendo participar da construção de um novo governo que seja capaz de saciar o desejo e a ansiedade que grassa no meio de nosso povo por resultados efetivos na vida de todos”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.