Câmara de São Luís

Prestação de contas de mais três ex-prefeitos são encaminhadas para comissões

Prestação de contas do mandato de Jackson Lago, Tadeu Palácio e João Castelo foram encaminhadas para as comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Vereadores vão analisar prestação de contas de ex-prefeitos de São Luís após 30 anos
Vereadores vão analisar prestação de contas de ex-prefeitos de São Luís após 30 anos (Câmara de São Luís)

A mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís enviou as prestações de contas de mais três ex-prefeitos de São Luís. Novas contas de Jackson Lago e também de Tadeu Palácio e João Castelo foram para análise dos membros das comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento.

Na sessão da segunda-feira, 23, foram para análise em comissões da Casa as prestações de contas de Gardênia Gonçalves, Conceição Andrade e as prestações do primeiro mandato de Jackson Lago.

Na sessão desta terça-feira, 24, foram para as comissões as prestações de contas de outros mandatos de Jackson Lago, dos mandatos de Tadeu Palácio de também do de João Castelo.

Os vereadores voltaram a debater a necessidade de julgar as contas dos ex-prefeitos de São Luís já que há 30 anos, o Legislativo Municipal não aprecia contas de gestão dos ex-prefeitos.

Astro de Ogum (PR), presidente da Casa, disse que uma das funções do vereador é julgar a gestão do chefe do Poder Executivo. "E a Câmara de São Luís não vinha desempenha esse papel. Mas agora vamos fazer o que diz a constituição", afirmou Ogum.

O vereador Edson Gaguinho (PHS) se mostrou preocupando com a análise das contas nas comissões da Casa. Segundo o parlamentar, falta profissionais especializados para auxiliar na emissão de parecer.

Essa ideia de Gaguinho foi contestada pelos demais vereadores.

Os demais parlamentares elogiaram a iniciativa originada após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Câmara, o Ministério Público Estadual (MP) e o Tribunal de Justiça (TJ).

A previsão é de que na próxima semana, os vereadores comecem a votar o parecer sobre as prestações de contas dos ex-prefeitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.