Ação social

HU-UFMA fará ação educativa no bairro Liberdade

Objetivo é orientar sobre os hábitos simples que podem garantir a saúde dos rins

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

“Melhor prevenir do que remediar” é um ditado popular que cai muito bem quando se trata da Doença Renal Crônica (DRC). Por isso, o Hospital Universitário da UFMA, por meio do Centro de Prevenção de Doenças Renais (CPDR), realizará hoje uma ação educativa em prol da prevenção deste órgão vital.

Uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de várias categorias e médicos residentes, estará das 8h às 12h e das 16h às 17h, na Escola Mario Andreazza, no bairro Liberdade, orientando os alunos sobre os hábitos simples que podem garantir a saúde dos rins.

Prevenção
Serão realizadas palestras sobre a prevenção das Doenças Renais Crônicas com alunos da educação infantil e também da educação fundamental. A Doença Renal Crônica é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 120 mil pessoas fazem terapia renal substitutiva no Brasil, sendo a hipertensão e a diabetes os principais fatores de risco. O número de pacientes com DRC em estágio terminal está crescendo em todo o mundo.

Hoje, a doença já atinge 10% da população, e especialistas chegam até a falar sobre uma "epidemia" mundial da doença. No Brasil, estima-se que um em cada 10 brasileiros terá algum grau de lesão no rim durante a vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.