Reflexões sobre a Expoema e seu futuro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Embora tenha sido realizada em um período atípico, no mês de outubro, quando tradicionalmente ocorria em setembro, coincidindo com as comemorações da Semana da Pátria, a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) deixou o seu recado, de que realmente é a principal vitrine desse importante segmento econômico do estado.
Mais do que isso, mostrou para muitos e, principalmente para o Governo do Estado, que foi um erro este ter inviabilizado a realização da Expoema ano passado com retomada de forma unilateral do Parque Independência, desrespeitando contrato de comodato com vigência até 2026, sobre o pretexto de que ali seria implantado um grande residencial para servidores públicos, com 2.048 unidades habitacionais.
Mas, chegar até aqui, na 60ª edição da Expoema não foi fácil. Da incerteza de realizar o evento até sua concretização, foram muitas idas e vindas, tendo inclusive a quase certeza de que a exposição seria realizada no interior do estado, precisamente no município de Santa Inês.
Mas tudo mudou quando da assinatura do convênio do Pró-Genética no Palácio dos Leões, no dia 9 de junho, quando ali o governador Flávio Dino conseguiu enxergar a importância do setor agropecuário para o Maranhão e anunciou apoio financeiro de R$ 1,3 milhão para a exposição. E quando menos se esperava, a grande surpresa: o governo liberou o Parque Independência para a realização da Expoema este ano.
A partir daquele momento havia um pequeno espaço de tempo, em torno de três meses para se organizar a Expoema. E aí é importante ressaltar a vontade e perseverança do presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Aacem), Ivaldeci Mendonça, que mesmo com resistências até mesmo dentro da sua própria entidade, arregaçou as mangas e trabalhou para o evento acontecer.
A programação foi eminentemente técnica, voltada para os criadores. Mas, houve espaço para a comunidade em geral aproveitar a grandiosidade da Expoema, que ofereceu uma série de serviços e entretenimento a quem por lá passou nos oito dias de evento.
A própria ida do governador Flávio Dino à abertura da Expoema só demonstrou que ele se equivocou quando seu governo inviabilizou o evento no ano anterior. Em um dos trechos de seu discurso, disse: “A Expoema é uma instituição maranhense consolidada. Todos os eventos empresariais do campo e da cidade contam com o apoio do nosso Governo e com a Expoema não poderia ser diferente, que hoje está sendo aberta e tenho a segurança de que será uma das melhores edições de todos os tempos”.
O seu secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, reforçou: “São mais de 200 expositores e 1.500 animais em exposição e negócios, mostrando a força da Expoema como vitrine da agropecuária maranhense”. Pelo que se pode compreender, o governo deu o braço a torcer.
Agora, fica a expectativa sobre em que local o evento será realizado no próximo ano. Em Imperatriz, Santa Inês, Bacabal? Quem sabe continue no local onde nasceu e engrandeceu, no Parque Independência, em São Luís, ainda que o espaço seja compartilhado com outros projetos do Governo do Estado, pois área tem de sobra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.