Seletivo

Mais de 7 mil candidatos faltam às provas do Paes 2018

Testes foram aplicados ontem, em 20 municípios maranhenses; 7.488 pessoas não compareceram aos locais de prova, o que representa um percentual de 15,99%; não houve problemas na aplicação das provas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Candidatos fazem provas objetivas do Paes 2018 na Uema
Candidatos fazem provas objetivas do Paes 2018 na Uema (Paes)

Um total de 7.488 estudantes faltou às provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2018), realizado na tarde de ontem, em São Luís e mais 19 municípios maranhenses, o que representa um percentual de 15,99%.

Segundo Cristiane Miranda, presidente da Comissão do Paes 2018, as provas transcorreram dentro da normalidade e a lista com os nomes dos candidatos aptos a participar da segunda etapa será divulgada em 14 de novembro. A segunda etapa dos testes ocorrerá em 26 de novembro, com uma prova analítico-discursiva e outra de produção textual.

Ontem, os candidatos responderam a 60 questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os portões foram abertos pontualmente ao meio-dia e fechados, também pontualmente, às 13h, quando as folhas de testes foram entregues. “Acredito que fiz uma boa prova e, agora, é esperar o resultado para ver se irei para a segunda etapa. Estou bastante confiante”, disse o candidato Victor Lopes.

Conforme Cristiane Miranda, diferentemente do ano passado, quando as provas ocorreram em dois dias e etapa única, agora ocorrerão com um intervalo de dias. “Tudo ocorreu dentro da normalidade e os candidatos, a partir de agora, devem ficar atentos à divulgação da lista de aprovados na primeira etapa. Só poderá participar dessa etapa do vestibular o candidato que estiver incluído até o quádruplo do número de vagas oferecidas por curso, turno, centro e campus da Uema e da Uemasul, em decorrência de ajuste consolidado por meio do Termo Aditivo nº 1 ao Termo de Cooperação – Protocolo de Transição entre as Instituições de Ensino Superior”, frisou Miranda.

O curso mais concorrido do Paes 2018 é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. São 330,25 candidatos concorrendo a uma vaga. O segundo mais concorrido é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria feminina, vagas exclusivas para negros, com 200 candidatos por vaga, seguido do curso de Medicina, com 266,48 candidatos por vaga.

SAIBA MAIS

Número de faltosos
7.488 candidatos
Percentual de faltosos
15,99%
Resultado da primeira etapa
14 de novembro
Data segunda etapa
26 de novembro
Municípios onde as provas ocorreram:
São Luís
Caxias
Bacabal
Balsas
Santa Inês
Timon
Grajaú
Lago da Pedra
Coelho Neto
Itapecuru-Mirim
Zé Doca
Colinas
São João dos Patos
Barra do Corda
Codó
Pinheiro
Presidente Dutra
Coroatá
Imperatriz
Açailândia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.