Processo seletivo

Uema realiza neste domingo primeira etapa do Paes 2018

De acordo com a Universidade Estadual do Maranhão, 47 mil pessoas participam do processo seletivo; somente em São Luís, são 19.273 candidatos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - Quarenta e sete mil pessoas participam neste domingo, 22, da primeira etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior - Paes 2018, da Universidade Estadual do Maranhão ( Uema).Somente em São Luís, há 19.273 mil candidatos disputando o certame, sendo a cidade com maior número de inscritos.

De acordo com a Uema, os candidatos devem ficar atentos ao horário de realização das provas. Tanto nesta etapa quanto na próxima, as provas terão início às 13h e serão encerradas às 18h, no horário local. O candidato deve comparecer ao lugar que fará sua prova com, no mínimo, 1 hora de antecedência, portando documento de identificação original com foto. Os portões serão abertos às 12h.

O processo seletivo do Paes 2018 será realizado nos seguintes campi da UEMA: São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Coelho Neto, Itapecuru-Mirim, Zé Doca, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Pinheiro, Presidente Dutra e Coroatá e nos campi da Uemasul: Imperatriz e Açailândia.

Na primeira prova do Paes 2018 haverá 60 questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Os conteúdos abordados nesta etapa abrangerão as seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Segunda etapa

A segunda prova do Paes 2018 acontecerá dia 26 de novembro de 2017. Só poderá participar dessa etapa do vestibular, o candidato que estiver incluído até o quádruplo do número de vagas oferecidas por curso, turno, centro e campus da Uema e da Uemasul (em decorrência de ajuste consolidado por meio do Termo Aditivo n.º 1 ao Termo de Cooperação – Protocolo de Transição entre as Instituições de Ensino Superior).

A lista com o nome dos candidatos convocados para a segunda etapa do Paes será divulgada dia 14 de novembro de 2017.

Na segunda etapa, a prova será constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de 2 (dois) componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e prova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

Concorrência

O curso mais concorrido do Paes 2018 é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. São 330,25 candidatos concorrendo a uma vaga.

O segundo curso mais concorrido é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria feminina, vagas exclusivas para negros, com 200,00 candidatos por vaga; seguido do curso de Medicina, com 266,48 candidatos por vaga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.