“Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”

MP lança livro com obras de estudantes

Livro contém poesias e desenhos que tratam da realidade deles e do mundo das drogas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Estudante mostra página do livro feito por estudantes de 13 escolas
Estudante mostra página do livro feito por estudantes de 13 escolas (livro)

Com o tema “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) lançou na sexta-feira, 20, um livro feito por 72 alunos de 13 escolas - sete estaduais e seis municipais. O lançamento ocorreu no auditório do MPMA. Como representante de todos os alunos, estava a jovem Nicole Mendes, que também fez parte do projeto na escola Liceu Maranhense.

O livro contém poesias e desenhos feitos, através do olhar dos alunos, sobre o uso da realidade em que vivem, na qual, por vezes os amigos são vítimas e ao mesmo tempo protagonistas do uso de drogas. “Divulgar os trabalhos criados pelos estudantes é muito importante para eles. Faz com que se sintam úteis. Se sentem como divulgadores de algo que ainda pode e deve ser melhorado na nossa sociedade”, disse a professora Aline Barbosa, da escola Professor Sá Vale.

A campanha do MPMA acontece desde 2013 e busca conscientizar jovens sobre o perigo e os efeitos causados pelo uso de drogas. Dessa forma realiza palestras de prevenções nas escolas. Buscando incentivar os alunos, promove concurso de desenhos e poesias, além de atividades artísticas, culturais e esportivas.

O MP instalou também, dentro das escolas, o Conselho Contra Drogas, que busca ajudar os alunos na conscientização do não uso de drogas, assim como também ajudar jovens que já fazem parte desse mundo, orientando pais e professores como agir diante do problema.

A promotora de Justiça Cristiane Gomes frisou que a campanha trouxe uma redução considerável no caso de jovens usuários de drogas nas escolas. Segundo ela as denúncias e julgamentos diminuíram de 2013 a 2016, e aumentou a procura por ajuda em centros de reabilitação. “Antes do projeto de cada 10 casos denunciados e julgadas pelo MP, nove eram sobre crimes causados por uso de drogas, e na maiorias por jovens”, disse a promotora.

Este ano, a campanha continua, com o objetivo de implantar o Conselho Estadual e do Fundo de Políticas Públicas sobre Drogas, além de também incentivar a criação e implementação de políticas públicas sobre o uso de drogas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.