Campanha

Hospital São Domingos dissemina o Outubro Rosa na comunidade

São distribuídos panfletos informativos e médicos lembram o tempo todo da importância da prevenção ao câncer de mama; adesivos de carro e bottons de camisas também ajudam a multiplicar as informações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital São Domingos, Ana Gabriela Caldas
Coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital São Domingos, Ana Gabriela Caldas (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Para disseminar ainda mais as informações e atingir um público cada vez maior e mais heterogêneo, o Hospital São Domingos (HSD) está desenvolvendo uma série de palestras durante a campanha Outubro Rosa 2017. Os encontros funcionam como um grande bate-papo com mastologistas nos quais são repassadas orientações sobre o que é, como se prevenir, fazer o diagnóstico precoce e identificar sinais do câncer de mama. A campanha tem como tema “Um toque de amor próprio faz muito bem. Previna-se!”

De acordo com a coordenadora do Serviço de Mastologia do Hospital São Domingos, Ana Gabriela Caldas, as ações da campanha deste ano visam mesmo alertar as mulheres para a prevenção e o rastreamento, que garante o diagnóstico precoce. “Queremos disseminar entre as pessoas que o câncer de mama tem cura. A doença ainda assusta, mas, se descoberta ainda no início, os prognósticos de cura chegam a 95%. E a própria mulher pode descobrir nódulos, o que popularmente chamamos de caroço, fazendo o autoexame das mamas, se tocando e descobrindo seu corpo, mas isso não é o ideal. O diagnóstico para ser precoce precisa ser feito com tumores até 1 cm, melhor visto nos exames de imagem. As consultas regulares ao mastologista também são fundamentais, pois este profissional que orientará as condutas adequadas a serem tomadas, a depender de cada caso”, afirma a mastologista.

Ela lembra ainda que o rastreamento é uma busca ativa do câncer em seu estágio inicial, o que aumenta as chances de cura do câncer de mama. Este rastreamento acontece por meio do autoexame, exame clínico feito pelo mastologista, mamografia e outros exames de imagem caso haja necessidade. “Ao encontrar um nódulo de mama procure imediatamente seu mastologista. Nem todo nódulo é câncer. Mas apenas o mastologista está habilitado à avaliação necessária para cada caso. A mulher, hoje, conta, em nosso estado, com profissionais qualificados e tecnologia para tratar de forma atual e segura o câncer de mama. Seguindo os passos, a luta contra o câncer de mama se torna mais eficiente e a cura deixa de ser um sonho e vira realidade”, completa Ana Gabriela Caldas.

Fatores de risco

Devemos também, ficar de olho, nos fatores de risco para o câncer de mama. Entre eles estão: primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter amamentado, ter usado contraceptivo oral por tempo prolongado, menopausa após os 55 anos e ter feito reposição hormonal por mais de cinco anos.

Segundo a médica, manter hábitos saudáveis de vida, como alimentação adequada, prática de atividades físicas, combate à obesidade e não fumar também são fundamentais para prevenção.

São estas e outras informações que os mastologistas do HSD repassam à sociedade durante as palestras. O público interno do hospital também é alvo da campanha. Além das palestras, todo o ambiente hospitalar é decorado com itens do Outubro Rosa, na cor da campanha. As ações duram todo o mês de outubro.

São distribuídos panfletos informativos, camisas alusivas ao tema usadas por colaboradores e médicos lembram o tempo todo da importância da prevenção ao câncer de mama. Adesivos de carro e bottons de camisas também ajudam a multiplicar as informações da importância da campanha. Por meio de brindes especiais, o HSD lembra às pacientes que precisam se prevenir da doença. O objetivo é pôr a campanha em todos os momentos da vida da mulher. Por meio de um telão postado ao lado do HSD, todos que passam pela Avenida Jerônimo de Albuquerque são impactados com o alerta da prevenção ao câncer de mama.

“Neste mês de outubro, intensificamos o alerta para a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, mas aproveitamos as ações também para lembrar que esse cuidado deve durar o ano todo. Não há um período único para se cuidar e procurar o mastologista. A prevenção ao câncer é uma ação contínua e é isso que mostramos durante a campanha”, informa Ana Gabriela Caldas.

E todo esse aparato de ferramentas informativas da campanha Outubro Rosa é levado para escolas, empresas, órgãos públicos e outros ambientes, disseminando assim as informações e atingindo um público cada vez maior. Entre os órgãos, empresas e entidades que receberam e receberão as orientações da campanha Outubro Rosa do Hospital São Domingos estão: INSS, Ana Neri Educação Profissional, Cemar, Senai-MA, Infraero, Azul, Sesi Clínica, Laboro, Vale, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Tribunal Regional do Trabalho.

Saiba mais

O Hospital São Domingos oferece serviços avançados para diagnóstico do câncer de mama, como ultrassonografia, punção, biópsia, PET-CT, ressonância magnética e o mais moderno aparelho de mamografia digital do Maranhão, a Tomossíntese Mamária, que fornece imagens em diferente ângulos da mama em cortes finos de 1mm de espessura e altíssima resolução, podendo as mamas ser estudadas individualmente e com maior precisão. É uma opção valiosa e inovadora com mais exatidão na detecção precoce do câncer de mama.

O hospital conta, ainda, com uma equipe de mastologista experiente e um time de radiologistas dedicados aos exames das mamas, além de uma infraestrutura de excelência, composta por uma UTI de ponta, serviço de quimioterapia e em breve será inaugurado o serviço de radioterapia, estruturado com os mais modernos equipamentos para tratamento do câncer e profissionais altamente capacitados para melhor atender o paciente oncológico.

Sinais do câncer de mama

1. Alterações do tamanho ou forma da mama;

2. Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;

3. Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;

4. Inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas;

5. Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma muito maior que a outra;

6. Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;

7. Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;

8. Coceira frequente na mama ou no mamilo;

9. Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;

10. Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue;

11. Inversão súbita do mamilo;

12. Veia facilmente observada e crescente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.