Saneamento básico

BRK Ambiental capacita agentes comunitários em S.J. de Ribamar

Início dos trabalhos aconteceu quinta-feira,19; de acordo com os organizadores, a capacitação ressaltará a importância do armazenamento correto do lixo

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Adriano Pavezi, gerente da BRK Ambiental, fala sobre ação educativa em Ribamar
Adriano Pavezi, gerente da BRK Ambiental, fala sobre ação educativa em Ribamar (Adriano Pavezi, gerente da BRK Ambiental, fala sobre ação educativa em Ribamar)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A BRK Ambiental – empresa que atualmente é responsável pelo saneamento básico das cidades de Paço do Lumiar e São José de Ribamar – iniciou na tarde de quinta-feira,19, a execução do programa Agente Cidadão, que consiste na capacitação dos agentes comunitários e de endemias que atuam na cidade balneária. A abertura dos trabalhos aconteceu no cursinho pré-vestibular situado em Ribamar e mantido pela Prefeitura.

De acordo com os organizadores, a capacitação – que terá uma carga horária de 16 horas e repassará informações sobre, por exemplo, a importância do armazenamento e destinação do lixo e a correção de instalações sanitárias – acontecerá em Ribamar até a próxima semana. Na primeira parte das orientações, representantes da BRK ressaltaram que a destinação correta dos resíduos sólidos é fundamental para a elevação dos índices de expectativa de vida da população. “Para se ter uma ideia, cerca de um milhão e quatrocentas mil crianças morrem no mundo em decorrência da diarreia. Ou seja, é fundamental que os resíduos tenham uma destinação correta e que não exponha a população às doenças”, ressaltou o gerente da BRK, Adriano Pavezi.

Além da destinação dos resíduos, os agentes também começaram a ser orientados acerca do uso racional da água. De acordo com dados da BRK, a cada 1.000 litros de água que são destinados aos imóveis ribamarenses, 700 são perdidos. “ Trata-se de uma perda ocasionada por diversos fatores que vão desde a vazamento até o simples desperdício”, ressaltou Pavezi.

O gerente da BRK informou que desde junho deste ano a empresa iniciou a instalação de hidrômetros em residências na cidade de Ribamar. Segundo dados da empresa, dos 85 mil domicílios registrados no município, menos de 10% possuem medidores de consumo de água. “Faz parte do compromisso da empresa a partir do vínculo firmado entre a BRK e o consórcio formado pelas prefeituras de Paço do Lumiar e Ribamar”, disse o gerente da BRK.

Agentes

O agente comunitário Marivaldo José, que trabalha em São José de Ribamar há mais de 15 anos, disse que as informações recebidas durante a capacitação serão de muita importância no dia-a-dia. “Muitas das informações repassadas são novidade. Agora, tenho como cuidar melhor da preservação do meio ambiente”, disse.

Saiba mais

Considerada a maior empresa de saneamento básico privada do país, a BRK Ambiental atua em 180 municípios brasileiros, incluindo Paço do Lumiar e São José de Ribamar. A empresa é parte integrante da Brookfield, empreendimento canadense que investe em mais de 30 países pelo mundo. Nos municípios maranhenses de Paço e Ribamar, a BRK já investiu, no total, R$ 50 milhões em intervenções sanitárias e outras melhorias no atendimento ao público.

Números

- 70% é o percentual de desperdício de água nas residências em São José de Ribamar

- 180 municípios brasileiros registram representação da BRK Ambiental

Frase

“Para se ter uma ideia, cerca de um milhão e quatrocentas mil crianças morrem no mundo em decorrência da diarreia. Ou seja, é fundamental que os resíduos tenham uma destinação correta e que não exponha a população às doenças”,

Adriano Pavezim , gerente da BRK

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.