Editorial

São Luís que flui

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

A mobilidade urbana, sem dúvida, é um dos pontos mais críticos para qualquer gestor público de uma grande cidade brasileira. O aumento da quantidade de carros muitas vezes não corresponde aos investimentos em ações que proporcionem fluidez ao trânsito, o que acaba transformando ruas e avenidas em um verdadeiro caos.

São Luís por muitos anos foi um exemplo disso, com uma frota de veículos crescente, mas permanecendo com ruas estreitas, avenidas que ligam de forma ineficaz os bairros, asfaltamento precário e falta de planejamento na orientação do tráfego.

E se para quem se desloca de carro próprio a situação já é complicada, quem necessitava do transporte público já passou por maus bocados com os ônibus sucateados.

Toda essa realidade vem surpreendentemente mudando nos últimos tempos, com ações pontuais da Prefeitura, que está investindo em intervenções de trânsito, asfaltamento e transporte público, hoje o tripé da mudança da mobilidade urbana na capital maranhense.

Primeiro o Município conseguiu finalmente realizar a licitação do sistema de transporte público, estabelecendo deveres aos empresários do setor, como o de prestar um serviço de qualidade aos usuários do transporte coletivo.

Aliado a isso, vem asfaltando ruas e avenidas em bairros de São Luís por meio do programa Asfalto na Rua, acabando com a buraqueira e facilitando o tráfego de veículos. Além disso, o Mais Asfalto, uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, também está atuando em frentes de recapeamento pela cidade.

E para fechar esse tripé, as intervenções no trânsito, mudando rotas, retornos, sinalização para que o trânsito flua da melhor forma. Já foram feitas intervenções no Aterro do Bacanga, Jaracati, Curva do 90, Ponta do Farol, Renascença, Av. Litorânea, Viaduto do Café, Maranhão Novo, Aririzal, São Francisco, Av. dos Africanos, retorno do aeroporto, Forquilha, Av. São Luís Rei de França, Turu, Cohab, Av. Guajajaras e está em andamento mais uma obra no bairro Bequimão.

Sem dúvidas, a Prefeitura de São Luís tem acertado nos serviços da área de mobilidade urbana. Mesmo na crise, tudo que vem sendo feito de forma planejada tem dado resultado. É um sinal que basta boa vontade e ter uma equipe competente e capaz para fazer obras que realmente transformem a vida do cidadão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.