Saúde

Prefeito de São Pedro dos Crentes reforça cobrança ao governo

Lahesio Rodrigues afirmou que governador Flávio Dino ainda não liberou recursos para o hospital de 20 leitos

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Prefeito critica governo Flávio Dino
Prefeito critica governo Flávio Dino (Prefeito de São Pedro dos Crentes)

O prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Rodrigues do Bonfim (PSDB), reafirmou a O Estado, na última quarta-feira, as cobranças por regularização nos repasses à Saúde, direcionadas ao governador Flávio Dino (PCdoB).

Em visita a redação do jornal, o tucano lembrou que o Poder Executivo ainda não repassou o montante referente aos últimos dois meses da Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) emitidas no hospital de 20 leitos do município. O repasse mensal é fixado em R$ 70 mil.

“É um desfalque e acaba sufocando a saúde. Você tem que organizar um hospital de 20 leitos num município de 5 mil habitantes, mas que assiste várias comunidades de outros municípios, a exemplo de Feira Nova, Sítio Novo, algumas comunidades da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueira. Então, você termina sufocado”, disse.

O prefeito afirmou que o governador Flávio Dino não tem repassado os recursos para o município, por alimentar uma rixa política com a sua gestão. “Se tem um prefeito que pode falar, sou eu. Eu já votei no Flávio Dino duas vezes. As críticas são de alguém que tem um compromisso com o povo e que está sufocado e todas essas críticas começaram quando houve o fechamento do orçamento. Ele diz que o orçamento fica fechado de janeiro a março, mas nesse período a saúde não pode parar, a educação não pode parar, os funcionários não podem ficar sem receber de janeiro a março”, completou.

Lahesio revelou que além dos dois últimos meses, o Governo também deixou de repassar para a Saúde em pelo menos outras duas ocasiões.

“O desfalque é maior. Hoje nós temos nove meses concluídos, não é isso. Desse total se ele pagou cinco foi muito. Tem pelo menos quatro meses sem repasses para a Saúde”, pontuou.

Nesta perspectiva, o Governo pode ter deixado de repassar R$ 280 mil para o hospital do município.

“E o que mais me incomoda é isso. Esse repasse não é através de uma lei, é uma coisa que eles fazem questão de ‘jogar na tua cara’ e dizer: ‘o governador dá se ele quiser’. Como a transferência é fundo a fundo, ele dá para quem quiser. É por isso que eu protesto, não se deve tratar os municípios desse jeito. Eu enquanto gestor não tenho poder de pegar o dinheiro e gastar como quiser, eu preciso prestar contas. Agora o governador tem dinheiro num montante tão grande e vai escolher para qual hospital repassar? ‘Se você estiver falando a mesma linguagem eu dou. Se não, eu amarro e não dou’”, criticou.

Lhaesio afirmou que seguirá com as cobranças ao Palácio dos Leões, com o objetivo de que as demandas do município sejam atendidas.

“Ele precisa honrar as promessas que fez na campanha. A população maranhense acreditou nele, então que ele faça valer cada voto. Não se pode maltratar a população desta forma. Eu não vou me calar”, finalizou.

Outro lado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o repasse para os hospitais de 20 leitos está regular. A SES esclarece que a prefeitura de São Pedro dos Crentes não apresentou o relatório de produção da unidade até a data do pagamento do presente mês, desrespeitando os critérios estabelecidos na Portaria nº 113/2015, resultando no não pagamento do recurso, o que será feito no mês subsequente.

Ouça a entrevista do prefeito à Rádio Mirante AM:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.