Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
O EMPRESÁRIO Antonio Gentil, que atua no comércio varejista do Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, onde o grupo Gentil Negócios nasceu, está comemorando hoje 70 anos de idade, com uma grande festa em Lisboa (Portugal), que marcará também a celebração das Bodas de Ouro do seu casamento com Marluce Bezerra de Souza
O EMPRESÁRIO Antonio Gentil, que atua no comércio varejista do Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, onde o grupo Gentil Negócios nasceu, está comemorando hoje 70 anos de idade, com uma grande festa em Lisboa (Portugal), que marcará também a celebração das Bodas de Ouro do seu casamento com Marluce Bezerra de Souza
Madalena Nobre comanda a festa mais esperada de outubro pela sociedade maranhense
Madalena Nobre comanda a festa mais esperada de outubro pela sociedade maranhense

Madalena e o Prêmio Nobre 2017
O grande acontecimento social desta semana em São Luís é a festa orquestrada pela apresentadora Madalena Nobre: a 10ª edição do Prêmio Nobre, nos salões do Espaço Residencial, reunindo empresários, personalidades e gestores, que através das conquistas e do elevado nível de profissionalismo, se destacam e fazem história, dentro e fora do Maranhão. O evento será realizado neste sábado, só para convidados.
A premiação, que se tornou a mais importante cerimônia de premiação do Maranhão, vai contar com uma programação especial, a começar pela participação da Companhia Teatral Pão com Ovo.
Os jornalistas Evandro Júnior (TV Assembleia e Jornal O Estado do Maranhão) e Keith Almeida (TV Maranhense - BAND) estarão no comando da noite.

Mudança e data
Sob clima pesado, o PMDB fará convenção nacional a 7 de novembro em Brasília. Inicialmente, estava marcada para o dia 7 deste mês, mas foi adiada em função das votações sobre mudanças nas regras eleitorais. Uma das certezas sobre o evento: não haverá fila para o tradicional beija-mão dos poderosos que têm sido atingidos por denúncias.

Gentil 70 Anos
Nascido em Campo Grande (RN), no dia 20 de outubro de 1947, o empresário Antônio Gentil de Souza comemora hoje, com uma festa entre amigos, na eterna Lisboa (Portugal), seus bem vividos 70 anos de idade, cuja trajetória profissional o elevou à condição de um dos maiores empresários do setor varejista do Rio Grande do Norte, de onde irradia os seus negócios para os estados do Ceará e do Maranhão – aqui, conduzidos por suas filhas Glênia e Glícia.
A celebração começa com uma cerimônia religiosa de ação de graças no Mosteiro dos Jerônimos, seguindo-se uma recepção de gala na área de lazer do sofisticado Hotel Palácio do Governador, instalado em antigo palácio restaurado, em frente da Torre de Belém.
Nos dois momentos, Antônio comemora também as Bodas de Ouro de seu feliz casamento com Marluce Bezerra de Souza.

Gentil 70 Anos - 2
Franqueado e criador, nos anos 1980, das Lojas O Boticário, que é hoje a maior rede de perfumaria e cosméticos do mundo, com presença nos cinco continentes, Antonio Gentil fincou raízes também no Maranhão, com a fundação da SAGE Cosméticos do Maranhão LTDA, hoje responsável pela consolidação da marca O Boticário na grande São Luís, onde a Gentil Negócios tem expandido suas ações em outras atividades.
Antonio Gentil é conhecido ainda por suas filosofias empresariais: “Tudo o que se compra com dinheiro é barato; caro é respeito, honra, dignidade que não se encontra nas prateleiras do supermercado.” “A receita do sucesso é
trabalhar muito, dormir tarde e acordar cedo.” “É melhor dormir com fome do que acordar devendo.” “Em época de
crise, tire o “s”. Crie.”

Onde anda Dória?
Paulistanos associam o prefeito João Dória a um personagem do autor inglês Martin Handford, chamado Wally. Ele está sempre escondido no meio de ilustrações e o desafio dos leitores é encontrá-lo. Quando a população da capital se defronta com problemas insolúveis, pergunta: onde está Doria? A resposta: em algum Estado, de Norte a Sul do país, fazendo campanha para Presidência da República.

Acareação
Depois que o procurador Ângelo Goulart Vilella afirmou que o ex-procurador-geral da República urdiu um plano pra tentar derrubar o presidente Michel Temer, o senador Lasier Martins (PSD) pediu pressa para a realização do depoimento de Janot na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da JBS. Lasier admite inclusive, pedir acareação caso haja discordância da versão apresentada esta semana no depoimento do procurador Ângelo Goulart Vilella.

Halloween no São Luís Shopping
Tome nota: o Dia das Bruxas está chegando e o São Luís Shopping decidiu proporcionar sensações diferenciadas para os seus clientes com o "Halloween", baseado na tradicional festa norte-americana. O evento, que acontecerá no dia 28 deste mês, às 16h, na Praça de Alimentação do Piso 2, terá uma decoração temática e várias atrações: shows de Mágica e da banda Curumim Peralta; concurso de Fantasia; entrega de brindes e pintura facial.

TRIVIAL VARIADO
A bordo da TAP leio a edição de quarta-feira do Financial Times, que definiu: “Ascensão de Doria e Bolsonaro é reflexo de vácuo político do Brasil.” O que o jornal britânico publica tem influência entre os investidores mundiais.

O sonho no Palácio do Planalto é ter uma semana com a calmaria das marés baixas. A previsão do tempo para os próximos dias não
aponta para isso.

Quando a conta chega às suas mãos dando choques, lembre-se: o peso dos tributos representa 44 por cento do preço final da tarifa de energia elétrica. A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia fez levantamentos que mostram: no Japão, os tributos não passam de 9 por cento.

Os argentinos irão às urnas, no próximo domingo, para renovar parte do Congresso Nacional. Será a primeira prova eleitoral do presidente Mauricio Macri. A expectativa era de que a antecessora, Cristina Kirchner, se tornaria o principal obstáculo.
A notícia é ótima: o desmatamento na Floresta Amazônica em 2017 recuou 16% em relação ao ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais.

Moradores do bairro Olho d’Água estão sofrendo com as conseqüências das queimadas em São Luís. A vegetação seca funciona como combustível para incêndios. O problema, no entanto, aumenta com a dificuldade de comunicação com o Corpo de Bombeiros.

DE RELANCE
O voo da vida

O que aconteceu antes de sermos concebidos? E o que acontecerá depois de morrermos? Serão coisas parecidas? Será que podemos dizer? Seremos até capazes de fazer as perguntas? É bonita a metáfora que vê a vida como um pássaro que, atravessando a voo um salão quente e luminoso, sai por um instante da tempestade fria para a qual pouco depois voltará. Vale a pena ler a versão original, escrita pelo monge inglês Bede na História Eclesiástica do Povo Inglês que escreveu em 731, 4 anos antes de morrer.

O voo da vida 2
Eis uma tradução citada pelo cronista português Miguel Esteves Cardoso: “A vida humana, meu Rei, parece-me ser, comparada com o tempo sobre o qual nada sabemos, como o voo rápido de um pássaro a atravessar o salão onde estais sentado a jantar com os vossos comandantes e ministros, com uma bela lareira a crepitar, enquanto lá fora prevalecem tempestades de chuva e de neve. Esse pássaro, digo eu, entrando por uma porta e saindo imediatamente por outra, enquanto está a voar lá dentro está salvo da invernia tempestuosa mas, depois de um breve intervalo de bom tempo, ele desaparece imediatamente de vista, voltando para o escuro inverno do qual emergiu. Também esta vida humana assim parece durante um breve intervalo – mas aquilo que aconteceu antes e aquilo que se seguirá, isso ignoramos absolutamente”.

O voo da vida 3
Ou, como diz Pozzo, na versão inglesa de Esperando Godot, de Beckett, em tradução livre: “Elas dão à luz montado em uma sepultura, a luz brilha um instante e, em seguida, é a noite mais uma vez”. Um dos maiores sustos da vida é conseguirmos pensar nela enquanto passamos por aqui.

Antídoto de Lenita de Sá
A Editora 7Letras, do Rio de Janeiro, faz o lançamento, com noite de autógrafos, no dia 30 de outubro, das 18h às 21h, em sua sede em Ipanema, do livro de poesias “Antídoto”, da escritora e poeta maranhense Lenita Estrela de Sá. Na orelha do livro, vem texto de apresentação assinado pelo poeta Salgado Maranhão.

Questão de escolha
Em um hemisfério existe o país chamado Estados Unidos da América do Norte em que o poder central respeita as unidades federadas. Nunca se leu ou ouviu sobre atritos nas relações. No outro hemisfério está proclamada a República dos Estados Desunidos do Brasil. No trono de sua capital, os sucessivos imperadores da Fazenda ditam as ordens e desrespeitam o que o Congresso Nacional aprova. Um dos exemplos é a Lei Kandir em vigor desde 1996. Sabedores de que os Estados, mesmo vivendo na penúria, são acanhados na cobrança, a União deixa o tempo passar, perpetuando o calote.

Atestado da fragilidade
Quatro deputados federais do PSDB, que integram a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, votaram anteontem a favor do prosseguimento do processo de denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco. Os parlamentares são de Pernambuco, Goiás, Bahia e São Paulo. Se o governo não chamar os tucanos que ocupam ministérios para um acerto de contas, mostrará que aceita tudo, até inimigos na trincheira.

Não poderá bater
Na próxima segunda-feira, Luiz Inácio Lula da Silva começará roteiro de campanha por uma semana em Minas Gerais. Terá de se policiar nos ataques ao presidente Michel Temer. O vice-governador Antonio Andrade Ferreira é do PMDB. Ministro da Agricultura na gestão Dilma, Ferreira integrou a chapa vencedora de Fernando Pimentel, do PT, na eleição de 2014.

Vale refletir com Lucrécio:
“As gotas da chuva abrem um buraco na pedra, não pela violência mas pela batida leve porém insistente”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.