Festejos

Santos são festejados pela Igreja Católica no mês de outubro

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Judas Tadeu são os homenageados do mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Na Igreja de São Judas Tadeu haverá festejo este mês
Na Igreja de São Judas Tadeu haverá festejo este mês (festejo)

A Igreja Católica realiza neste mês festejos destinados aos padroeiros. Por exemplo, a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Cohab, desde o mês de setembro vem realizando atividades como preparação para a festa.
Entre elas estão a missa de envio, a bênção das imagens peregrinas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e, por fim, a missa de encerramento das peregrinações. Neste mês, as atividades pré-festejo continuam. Terça-feira, 17, foi realizada a Adoração ao Santíssimo Sacramento, com as equipes de serviço do festejo e os paroquianos. Ontem, houve a lavagem da igreja e também a decoração do largo.

O festejo na Paróquia de N. Sra. do Perpétuo Socorro está em sua 45ª edição e ocorre de 20 e 29 deste mês, no Largo da Matriz, na Cohab. Este ano, o festejo traz como tema principal “Socorrei-nos, ó Maria, e ajudai-nos a cuidar da criação”.
Como destaques na programação está a missa do dia 21 (sábado), que será presidida pelo arcebispo auxiliar de São Luís, dom Esmeraldo Barreto. No dia seguinte, acontece a tradicional Romaria das Crianças, que contara com a presença de familiares, coordenadores, paroquianos e população em geral. A romaria sairá da Comunidade Nossa Senhora das Graças (Forquilha), finalizando na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sendo celebrada às 7h uma missa, na chegada da romaria.

Já no dia 29, para fechar as comemorações, haverá uma missa na Paróquia de N. Sra. de Nazaré, além da Procissão Luminosa, que acontecerá em direção à Igreja Matriz, na Cohab, às 15h. No mesmo dia, será realizada uma missa solene, em gratidão ao 45° Festejo da Paróquia de N. Sra. do Perpétuo Socorro.

A paróquia realizará um Brechó Paroquial, que beneficia centenas de fiéis e a comunidade. Os paroquianos podem fazer suas doações de roupas, sapatos, bijuterias, acessórios, eletrodomésticos e móveis. Os itens devem estar boas condições de uso.

Outras comemorações
Na Igreja São Judas Tadeu, no bairro do João Paulo, as comemorações se iniciam hoje, finalizando dia 28.
O festejo ocorre desde 1953 e está em sua 64ª edição. Este ano, a programação conta com eventos litúrgicos e atrações culturais, além das celebrações eucarísticas. Durante o festejo, serão realizadas meditações, e acontecerá o novenário de São Judas.

As missas serão realizadas por padres convidados, sendo animadas por grupos da comunidade. Todos os anos, há escolha do tema. De acordo com um dos organizadores do festejo, a escolha se deu por considerarem este o ano mariano. Sendo assim, a Igreja elegeu o tema “Com São Judas Tadeu nesse santuário de louvor e devoção, celebramos o ano mariano”.

As festividades têm início dia 19, quinta-feira, com uma missa de abertura às 7h, seguindo o dia com novenário e missa votiva. Nos demais dias, as comemorações ocorrem apenas na parte da noite. Por fim, dia 28, haverá quatro missas, nos horários de 8h, 10h, 12h e 17h, com procissão e missa campal presidida pelo pároco frei Heleno e pelos frades Pacheco e frei Bernardo, atual supervisor da Província Franciscana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.