Dado preocupante

A cada 36 horas, surge um novo caso de câncer de mama

Dado é de São Luís e foi revelado pelo Hospital Universitário, que promoveu uma ação educativa na tarde de ontem, no Shopping da Ilha

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Atividade educativa foi realizada na tarde de ontem por equipe do HUUFMA no Shopping da Ilha
Atividade educativa foi realizada na tarde de ontem por equipe do HUUFMA no Shopping da Ilha (Cancer de mama)

Dados do Instituto Nacional de Câncer, corroborados pelo Hospital Universitário (HUUFMA), apontam o surgimento, a cada 36 horas, de um novo caso de câncer de mama em São Luís. Para chamar a atenção sobre a doença na cidade, foi promovida uma ação educativa na tarde de ontem, no Shopping da Ilha (Ipase), com integrantes do HUUFMA e do Hospital Aldenora Bello, unidade de referência na cidade para tratamento oncológico.

Durante a atividade, que aconteceu ao lado da praça de alimentação do centro comercial, foram repassadas dicas sobre como fazer o autoexame da mama. Além disso, médicos e enfermeiros alertam para a periodicidade necessária a ser seguida, em especial, pelo público feminino para o acompanhamento da saúde mamária. “Neste caso, é importante que a paciente procure um especialista pelo menos uma vez ao ano após atingir os 40 anos de idade”, disse Danielle Orlandi, oncologista.

Ela chamou a atenção ainda para a importância do diagnóstico precoce. Dependendo do caso e do tempo de descoberta da doença, as chances de cura são elevadas em até 90%. “Por essa razão, quanto mais cedo descobrir a doença, maior é a chance de recuperação”, frisou a especialista. A oncologista também destacou que os homens não estão alheios ao câncer de mama. “A cada cem casos novos, um é referente ao homem. São casos mais raros, mas o público masculino não está livre da doença, pelo contrário”, alertou Orlandi.

Segundo a médica, no caso dos homens o diagnóstico também é feito por meio do autoexame. “Quando há uma suspeita, o homem também deve procurar um mastologista para ser examinado”, disse Orlandi. Durante a atividade, além das orientações, foi comercializada uma camisa alusiva ao Outubro Rosa, campanha nacional de conscientização do câncer de mama. A camisa custa R$ 25 e ainda pode ser adquirida na sede do HUUFMA, situada na rua Barão de Itapari, Centro. Ou ainda no Hospital Aldenora Bello, na avenida Getúlio Vargas, Monte Castelo.

Conscientização
Várias pessoas pararam no Shopping da Ilha para ouvir as orientações sobre o câncer de mama. Uma delas foi a aposentada de 65 anos, Ana Maria Correia. Ela contou a O Estado que, todos os anos, faz o exame para comprovar a saúde das mamas. “Eu sempre tive esta preocupação e conto com meus médicos para saber se estou bem”, disse.

Já o também aposentado João Abreu, de 67 anos, revelou que, antes da ação do HUUFMA, não se preocupava com o câncer de mama. “Ao saber que o câncer é nocivo para nós homens, também vou tomar mais cuidados a partir de agora”, disse.

Tratamento
O diagnóstico precoce é importante para o tratamento, porque quanto menor o tamanho da doença menos agressivo será o tratamento e com mais chances de cura, podendo alcançar até 95%. Atualmente, mais de 30% dos tumores são descobertos já em estágio avançado, o que diminuem as chances da paciente na luta contra a doença.

Números

36,7% dos casos novos de câncer de mama no MA são registrados na capital, São Luís

240 novos casos deverão ser diagnosticados na capital maranhense até o fim de 2017

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.