Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
SOLFIÈRE ALAVÁ e Rosário Buenos Aires com Rose e Eli Medeiros, no fantástico Taj Exotica Resort & Spa das Ilhas Maldivas, segunda etapa do passeio que iniciaram por Dubai e agora vão para Singapura. O jantar, segunda-feira, foi para comemorar a nova idade de Eli
SOLFIÈRE ALAVÁ e Rosário Buenos Aires com Rose e Eli Medeiros, no fantástico Taj Exotica Resort & Spa das Ilhas Maldivas, segunda etapa do passeio que iniciaram por Dubai e agora vão para Singapura. O jantar, segunda-feira, foi para comemorar a nova idade de Eli
O ATOR MARANHENSE Dionísio Assub Neto, há muitos anos radicado em São Paulo, está de malas prontas para ir a Nova York. A série Crime Time: Hora de Perigo, dirigida pelo francês Julien Trousselier e produzida pelo CANAL+, da França, está concorrendo ao EMMY (o maior prêmio mundial da Televisão) de Melhor Série curta. Na série, Dionísio interpreta o jornalista Dionísio - nome em homenagem da equipe ao ator, que participa da primeira temporada. O prêmio será entregue no dia 20 de novembro com transmissão internacional pelo canal TNT
O ATOR MARANHENSE Dionísio Assub Neto, há muitos anos radicado em São Paulo, está de malas prontas para ir a Nova York. A série Crime Time: Hora de Perigo, dirigida pelo francês Julien Trousselier e produzida pelo CANAL+, da França, está concorrendo ao EMMY (o maior prêmio mundial da Televisão) de Melhor Série curta. Na série, Dionísio interpreta o jornalista Dionísio - nome em homenagem da equipe ao ator, que participa da primeira temporada. O prêmio será entregue no dia 20 de novembro com transmissão internacional pelo canal TNT

Congresso no Rio Poty
Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Instituto Florence de Ensino Superior promoverá o I Congresso Interdisciplinar, com o tema “Direito e Saúde: discutindo práticas para uma sociedade inclusiva”.
O evento acontecerá no auditório do Rio Poty Hotel e também na instituição, com a integração dos quatro cursos de graduação: Direito, Enfermagem, Farmácia e Odontologia.
A proposta é fomentar discussões acerca do reconhecimento da atual ordenação heterônoma quanto à questão das práticas inclusivas, no Brasil, com base na integração normativa de fatos e valores, identificando, nas ciências do cuidar, os sistemas e práticas que se prestam à assistência às minorias em favor de sua inclusão na rede social e complexa da contemporaneidade enquanto um direito reconhecido constitucionalmente.

Igualdade racial
Discutir e propor políticas públicas voltadas para a população negra, bem como o enfrentamento ao racismo e à discriminação por crença e etnia são alguns dos objetivos da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, em andamento até quinta-feira, na Orienta Consultoria, no Renascença.
O evento tem como tema central “O Brasil na década dos afrodescendentes”.
Estão sendo debatidas questões como o reconhecimento dos afrodescendentes, garantia à justiça, ao desenvolvimento e à proteção contra o racismo, abordando ainda questões como saúde, educação, moradia, igualdade de oportunidades, prevenção e punição de todas as violações de direitos humanos que afetem a população afrodescendente, sistema prisional, combate à
pobreza e proteção e valorização da diversidade religiosa.

Casamento ao pôr do sol
Estão circulando os bonitos convites, em estilo bem tropical, para o casamento de Angélica Bacelar e João Victor Mendes, no dia 4 de novembro, às 16h, no Brisamar Hotel, onde os noivos também receberão os cumprimentos. A noiva é filha de Luiz Magno Duque Bacelar Maria Teresa Ericeira Lago, e o noivo, de Décio Leite Mendes e Almerind Gonçalves Mendes.

Glamour em avant-première
O jornalista Marco D'Eça comanda, na noite de hoje, a avant-première do seu primeiro filme, Glamour – Glória e Tragédia, no Cine Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.
Após a temporada no cinema maranhense (em sessões sempre às 20h), a película seguirá, a partir de novembro, para disputa em festivais no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e também na Itália, Portugal e Estados Unidos.
O filme conta a história de Betina, Valentina e Pandora, três meninas que não se conhecem, mas almejam os mesmos objetivos e têm os mesmos sonhos. A partir desses sonhos (que muitas vezes acabam nem sendo delas, mas dos pais), elas têm suas histórias entrelaçadas na busca do glamour e da glória.

Vozes em festival
Foi aberto o 37º Festival Maranhense de Coros (Femaco), evento que será realizado até domingo, reunindo 39 grupos de canto coral, entre infantis, infanto-juvenis e adultos dos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.
A programação acontece no Convento das Mercês, no Desterro, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, e na Igreja de São João Batista, na Rua 13 de Maio.
O evento é uma realização da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo.

Não desatado
As coisas no Brasil são tão complicadas que a reforma política virou um nó não desatado. É que, mais uma vez, a maioria dos parlamentares mudou as regras em benefício próprio, como já era
de se esperar.
Pior de tudo é que quem está dentro do jogo não quer sair, embora o sistema seja inoperante e contraditório nos seus próprios termos e lacunas. Ou seja, está comprovado que é difícil o meio político gestar aperfeiçoamentos contrários aos seus interesses.
É mister frisar: o voto não é do partido nem do candidato, mas do eleitor, que fará a avaliação em outubro do ano que vem.

Sábado tem Rappa em SLZ
Depois de Durval Lélys, quem vem para show em São Luís é a banda O Rappa, que se apresenta neste sábado, no estacionamento do São Luís Shopping. O grupo soma 24 anos de carreira e é uma banda respeitada no cenário musical. É integrado por Marcelo Falcão, Lauro Farias, Marcelo Lobato e Xandão. No repertório, músicas do último DVD, gravado em 2016, além de clássicos dos álbuns “Nunca Tem Fim” (2013), “Sete Vezes” (2008) e outros sucessos.

TRIVIAL VARIADO
A campanha eleitoral é só ano que vem, mas já tem gente procurando sarna para se coçar. No Sul, um outdoor faz um trocadilho com o nome do deputado federal Jair Bolsonaro, pré-candidato a presidente. Está na placa: É bom “jair” se acostumando. Bolsonaro.

Em uma democracia, partidos políticos reúnem atores notáveis, mas há muitos canastrões misturados que decoram o famoso monólogo O Demagogo.

Em Minas Gerais, Dilma Rousseff surge como líder de pesquisas para o Senado. O segundo lugar é de Rodrigo Janot.

Vai começar a temporada de caça aos votos distraídos. É a fase mais danosa nas
campanhas eleitorais.

Cientistas políticos examinam a anatomia do recuo: em meio à instabilidade do quadro político, é intrigante o silêncio das panelas.

Para acomodar interesses eleitoreiros, a legislação tributária brasileira é uma sucessão de puxadinhos jurídicos. Os verdadeiros interesses na nação ficam à margem.

DE RELANCE

Tornozeleiras eletrônicas
São bem altas as despesas que os governos estaduais estão tendo com a compra de tornozeleiras eletrônicas. É para evitar este tipo de uso do dinheiro público que já está tramitando na Câmara dos Deputados um projeto de lei aprovada no Senado no último dia 13 de setembro, que obriga o condenado a arcar com os custos das tornozeleiras eletrônicas. A economia anual prevista é de cerca de
R$ 23 milhões para o Brasil.

Prevenção
Pela lei, PMs têm direito a disputar mandatos eletivos, mas se ganhar a eleição e assumir, vai imediatamente para a reserva. Depois do mandato, não pode mais se reincorporar à tropa. Dizem que é para não contaminar a corporação. Até porque, o mandato é sedutor
e deixa muitas saudades.

Out-money
A julgar pelo número de outdoors espalhados pelo Estado, dá para concluir que as instituições de ensino superior estão faturando alto. Para onde você olhar vai encontrar um cartaz anunciando uma faculdade, incluindo algumas de outros estados que
aqui se instalaram.

Leves propostas
Uma das grifes mais sofisticadas do mundo, a Calvin Klein, está dando um banho de modernidade nas vitrines, em suas unidades de todo o Brasil (em São Luís a loja fica no São Luís Shopping). Para a coleção de verão, a Calvin Klein Jeans trouxe um armário fresh, com peças em linho, florais e folhagens, ou seja, propostas mais alegres conforme pede a estação.

Sofisticação
Chama-se Floratta Flores Secretas a nova fragrância do Boticário, que antecipa uma tendência dos florais frutais, combinando notas de saída refrescantes com nuances frutais suculentas e um corpo floral que traz presença e sofisticação. Para comunicar o lançamento, a campanha conta com dois filmes, sendo um deles, “Rua”, com 30 segundos.

Novos cursos
Semana das primeiras aulas dos novos MBAs da Faculdade de Negócios Faene, no Residencial Pinheiros, com o professor doutor George Barbosa, na disciplina High-Performance, e o professor doutor Anderson Miranda, na disciplina de Estratégia. Estão a todo vapor também as aulas dos novos cursos de Logística e Supply Chain, Gestão Fiscal e Direito Tributário e
Gestão e Inovação no Serviço Público, além de Inteligência de Negócio.

“Cão Morto”
O espetáculo “Cão Morto”, uma adaptação da obra de Bertolt Brecht, será apresentado nesta quinta e sexta-feira, no Auditório Itapecuru, do Centro Cultural Vale. Inspirado no texto “O mendigo ou o cachorro morto”, a peça é uma tentativa de fotografar, em lentes épicas, um diálogo travado entre um rei e um mendigo, que coloca em questão as existências, sobretudo políticas.

Do coração
Cardiologia é a especialidade médica que cuida das coisas do coração, o coração mesmo, o que não pode parar de bater. Jadelson Andrade é cardiologista e cuidava dos corações de Jorge Amado e Calazans Neto. E também de Zélia Gatai e Carybé. A convivência fez o trato dos corações físicos pularem para os da alma. A história virou amizade até quando Deus quis. É isso que inspirou Jadelson Andrade a lançar Crônicas do Coração no dia 25 de outubro, no Restaurante Amado, em Salvador. “– Fizemos muitas viagens juntos. Às vezes Carybé também ia”, lembra Jadelson, a quem fui apresentado por Jorge e Zélia. O livro tenta retratar alguns desses bons momentos.

Vale refletir com André Maurois:
“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.