No trânsito

Novos radares vão multar a partir do dia 10 de novembro

De acordo com a SMTT, equipamentos já estão em pleno funcionamento; no entanto, foi dado um prazo para a adaptação dos motoristas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Equipamentos, como os instalados na Av. Daniel de  La Touche, estão em teste
Equipamentos, como os instalados na Av. Daniel de La Touche, estão em teste (radar eletrônico / pardal / fotossensor)

SÃO LUÍS - A fiscalização eletrônica da capital maranhense, cuja instalação começou em agosto deste ano, somente começará a aplicar multas efetivamente a partir do dia 10 de novembro. De acordo com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), até este dia, os motoristas terão condições de se adaptar aos novos equipamentos que, segundo o Município, já foram ativados após terem sido aferidos pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmeq).

Técnicos da empresa Sig Vias – contratada pela Prefeitura para a instalação e manutenção dos novos equipamentos – acertavam até ontem pela manhã (17) os últimos detalhes das câmeras nas avenidas Carlos Cunha e Colares Moreira. No total, 30 fotossensores foram fixados em oito avenidas da cidade (Daniel de La Touche, Colares Moreira, Guajajaras, Santos Dumont, Lourenço Vieira da Silva, Marechal Castelo Branco, São Luís Rei de França e Carlos Cunha). Os equipamentos inibirão os condutores que ainda cometam infrações, como avanço do sinal vermelho e ultrapassagem do limite máximo de velocidade nas vias. Neste último caso, a orientação é que os motoristas, mesmo no sinal verde, respeitem o limite de até 60 km/h ao passarem pelo semáforo.

Segundo a SMTT, nesta fase de testes até o dia 10 do próximo mês, os fotossensores farão o registro das possíveis infrações, no entanto, nenhuma delas resultará em multa e/ou em perda de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “O objetivo desse período de teste é fazer com que os condutores observem melhor as regras do trânsito, especialmente os limites de velocidades nos principais corredores da cidade”, ressaltou o secretário titular da SMTT, Canindé Barros.

Apesar de estar ainda em fase de teste, o comportamento da maioria dos motoristas que trafegam nas vias monitoradas é de cautela. O Estado verificou, na tarde de ontem que, na avenida Colares Moreira, por exemplo, os condutores respeitam o limite de velocidade estabelecido, mesmo com sinal verde. Os novos equipamentos eletrônicos estão interligados com uma central de controle de operações, instalada na sede da SMTT (no bairro Ipase) que permitirá o acompanhamento de imagens em tempo real e durante 24 horas.

Valores

O valor total do contrato assinado entre a pasta e o Consórcio LV (que será responsável pelo gerenciamento do tráfego de São Luís, incluindo os equipamentos da SigVias) é de R$ 15.124.884,83. Os antigos equipamentos de controle de velocidade de veículos foram retirados em abril deste ano por iniciativa da Arco Sinal (então empresa gestora), que alegou à época falta de pagamento por parte do Município.

Em entrevista por telefone na ocasião a O Estado, o secretário Canindé Barros confirmou o débito, mas ressaltou que estava em negociação com a empresa para sanar a despesa. Após a retirada da Arco Sinal, o Município (por meio da Central de Licitações), abriu certame para a seleção da nova empresa. Em junho deste ano foi assinado contrato entre a Prefeitura e o Consórcio LV.

Mais modernos

Ainda segundo a SMTT, os novos equipamentos são considerados mais modernos que os anteriores. Neles, será possível, por exemplo, verificar o uso do cinto de segurança pelo motorista.

Números

R$ 15.124.884,83 é o valor total do contrato assinado entre a pasta e o Consórcio LV


1 ano é o tempo mínimo de vínculo entre o Consórcio e o poder público

Fique por dentro

Avenidas com fotossensores em SL

Daniel de La Touche

Colares Moreira

Guajajaras

Santos Dumont

Lourenço Vieira da Silva

Marechal Castelo Branco

São Luís Rei de França

Carlos Cunha

Fonte: Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.