Crise interna

Jereissati defende renúncia de Aécio da presidência do PSDB

Presidente interino tucano disse que não há mais condições do senador retornar ao comando do partido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Tasso Jereissati assumiu o comando do PSDB logo após a divulgação de áudios em que Aécio Neves aparecia negociando propina com o empresário Joesley Batista
Tasso Jereissati assumiu o comando do PSDB logo após a divulgação de áudios em que Aécio Neves aparecia negociando propina com o empresário Joesley Batista (Tasso Jereissati)

Brasília - O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati, defendeu nesta quarta-feira, 18, que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) renuncie à presidência do partido. Para Tasso, “não há mais condições” para que o parlamentar mineiro retorne ao comando do PSDB.

Nesta terça, 17, o Senado derrubou decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastava Aécio do mandato a pedido da Procuradoria Geral da República. Com isso, o senador deve retomar as atividades parlamentares ainda nesta quarta.

Apensar da vitória para o tucano, Tasso concordou, questionado por jornalistas, que com as atuais circunstâncias Aécio deve renunciar devido há um desgate no partido.

“Eu acho [que ele deve renunciar], porque eu acho que ele não tem condições dentro das circunstâncias que está de ficar como presidente do partido. Nós precisamos ter uma solução definitiva, não provisória”, disse.

Tasso assumiu o comando tucano interinamente em maio, depois que Aécio foi citado por delatores do grupo J&F, que controla o frigorífico JBS, e foi afastado pela primeira vez por ordem do STF. Ele retornou às atividades parlamentares no final de junho.

Mesmo defendendo a renuncia do colega tucano da presidência, Tasso julgou acertada a decisão do plenário que devolveu o mandato de Aécio nesta segunda vez.

“No meu entender, o Senado deu a Aécio o que ele não teve até agora, que é o direito de defesa. Porque o julgamento do Supremo continua. Na Justiça ele terá o direito de apresentar a sua defesa”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.