Flávio Dino

Deputado critica decisão de Dino que inviabiliza compra de mamógrafo para Aldenora Belo

Eduardo Braide falou que o governador do Maranhão, Flávio Dino, por questões políticas, não vai liberar a emenda do parlamentar que possibilitaria a compra do aparelho

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Governador Flávio Dino justificou a falta de recurso como motivo para não liberar a emenda do deputado da oposição, Eduardo Braide
Governador Flávio Dino justificou a falta de recurso como motivo para não liberar a emenda do deputado da oposição, Eduardo Braide (Flávio Dino)

O governador Flávio Dino (PCdoB) negou a liberação de emenda parlamentar para a compra de um mamógrafo digital para o Hospital Aldenora Bello. Foi o que denunciou o deputado Eduardo Braide (PMN), autor da emenda. Segundo o parlamentar, o governo alegou falta de verba.

A emenda parlamentar de Braide, apresentada na época da tramitação da Lei Orçamentária pra 2017, previa a destinação de R$ 300 mil para a compra de um mamógrafo digital para o maior hospital de tratamento de câncer do Maranhão, o Aldenora Bello.

Entretanto, segundo o parlamentar, as questões políticos foram maiores e o governador Flávio Dino decidiu não liberar a emenda.

“Essa Casa sabe que, desde 2011, destino todos os anos uma emenda parlamentar para o Hospital Aldenora Bello. Com as emendas que destinei para lá, já foram comprados e estão funcionando: mamógrafo, microscópio cirúrgico para retirada de tumores cerebrais, aparelhos para realização de biópsias, mamótomo, além de todos os equipamentos da UTI pediátrica, que já estão comprados, entre outros. Mas este ano, por uma questão política, de mero capricho do governador do Estado, o Aldenora Bello não poderá comprar um novo mamógrafo digital porque, simplesmente, ele não liberou a emenda”, disse Eduardo Braide.

A justificativa do governo foi a falta de recursos para comprar a máquina. Esse argumento não convenceu o deputado que criticou. Eduardo Braide também criticou a justificativa dada pelo Governo do Estado para negar a liberação da emenda de sua autoria.

“O Governo poderia dizer tudo para negar o mamógrafo do Hospital Aldenora Bello, menos que não tinha disponibilidade no orçamento. A Lei Orçamentária n° 10.555/2016, aprovada por esta Casa e sancionada pelo próprio governador Flávio Dino, consta o recurso de R$ 750 mil a ser destinado ao hospital. Isso está no item 122. Portanto, cai por terra toda e qualquer desculpa nesse sentido de indisponibilidade orçamentária. Além disso, o parecer da Secretaria de Saúde é totalmente contraditório, uma vez que reconhece a dificuldade das mulheres na realização de mamografias pela falta de mamógrafos, destacando, inclusive, o trabalho do Aldenora Bello. Então porquê barrar a emenda do mamógrafo digital?”, questionou.

O governador do Estado não libera o recurso do mamógrafo do Aldenora Bello porque não quer. Porque não tem compromisso com o povo do MaranhãoEduardo Braide, deputado estadual

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.