Reconhecimento

Semana de Ciência e Tecnologia homenageia matemático maranhense

Joaquim Gomes de Souza, da cidade de Itapecuru, desenvolveu estudos matemáticos que se tornaram referência no ensino e na pesquisa científica da área

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35


SÃO LUÍS - A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT) acontece entre os dias 23 a 29 de outubro de 2017. Neste ano, o evento homenageia Joaquim Gomes de Souza, da cidade de Itapecuru, no interior do Maranhão, que desenvolveu estudos matemáticos que se tornaram referência no ensino e na pesquisa científica da área.

Com o tema “A matemática está em tudo”, a SNCT/2017 ocorre em função do “Biênio da matemática” 2017/2018, instituído por decretos do governo federal e estadual, além de dois eventos importantes para a área que acontecerão em 2017 e 2018, respectivamente: O país sediará pela primeira vez a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. No ano seguinte, é a vez de o Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao Brasil pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez no país.

O maranhense Joaquim Gomes de Souza, nasceu em 15 de fevereiro de 1829 e era conhecido como “Souzinha”. Ele foi o primeiro doutor em ciências físicas e matemáticas a conseguir título no Brasil, através da Escola Militar da Corte.

Seus estudos se dão essencialmente no exterior. Souzinha viajou para a Europa em 1854, residindo em Londres, mudando-se para Paris no ano seguinte, onde apresenta à Academia de Ciências três memórias originais: uma sobre a determinação de funções incógnitas sob o sinal de integral definida, outra sobre um teorema de cálculo integral e uma terceira sobre a teoria da propagação do som.

Nesse mesmo ano matricula-se na Faculdade de Medicina de Paris, obtendo o grau de doutor em 1856. Antes de sua viagem, Souzinha também foi parlamentar, tornando-se deputado geral pelo Maranhão em 1850.

Semana

No Maranhão, as atividades da SNCT/2017 serão protagonizadas pelo Laboratório de Divulgação Científica “Ilha da Ciência”, vinculado ao Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão. O laboratório vem realizando ações de popularização da ciência, com ênfase no reconhecimento dos estudos de Joaquim Gomes de Souza.

Entusiasmado, o professor Antônio Oliveira, professor da Ufma e coordenador do Ilha da Ciência, destacou a importância da iniciativa de homenagear um ícone dos estudos matemáticos: “Gomes de Souza é um ícone dos estudos matemáticos. Não poderíamos realizar uma Semana pautando matemática sem citá-lo ou destacar a importância das suas contribuições para a Física e Matemática”, afirmou Antônio Oliveira.

O Laboratório de Divulgação Científica “Ilha da Ciência”, desenvolverá ações em torno do reconhecimento do Gomes de Souza como protagonista da pesquisa matemática. Segundo o professor Antônio Oliveira: “O planejamento das ações para a SNCT envolvem o desenvolvimento de métodos e equipamentos para uma melhor compreensão e importância da matemática pela população, em especial aos jovens”, conclui o docente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.