Na via

Obstáculos em calçadas dificultam mobilidade na Av. dos Franceses

Devido aos buracos, desníveis, ocupação irregular, entre outros problemas estruturais, os pedestres se arriscam e circulam bem próximo aos veículos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
 Pedestre precisa se arriscar e sair da calçada, ocupada por veículos de oficina, durante caminhada
Pedestre precisa se arriscar e sair da calçada, ocupada por veículos de oficina, durante caminhada

SÃO LUÍS - As calçadas da Avenida dos Franceses, um dos principais corredores viários de São Luís, apresentam vários problemas estruturais. Os caminhos, destinados à locomoção de pedestres, estão cheios de desníveis, buracos, asfalto danificado e lixo e são ocupados irregularmente por proprietários de oficinas e concessionárias de automóveis, que estacionam veículos na passagem. Devido a esses obstáculos, os transeuntes circulam bem próximo aos veículos, fator que contribui para a ocorrência de acidentes de trânsito na área.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís, 10.500 mil veículos trafegam diariamente na avenida dos Franceses. O militar Marcos Paulo Júnior, de 23 anos, circula diariamente na Avenida dos Franceses. Ele afirma que encontra muitas dificuldades durante o trajeto. “Deveriam tirar os carros das calçadas e fazer uma obra para facilitar a mobilidade dos pedestres”, sugere.

O eletricista Francisco dos Santos Chagas, de 51 anos, por pouco não sofreu acidente. “Eu passo por aqui todos os dias para o trabalho. É o meu caminho. Sempre ando bem nas margens da avenida e, um dia, por um pequeno descuido, quase fui atropelado por um carro. Tem que ter um local para os pedestres”, relatou. O motorista Everaldo de Jesus, de 56 anos, reclama que as calçadas estão sendo utilizadas por proprietários de oficinas e concessionárias. “Eles estacionam os carros aqui, e nós podemos sofrer um acidente de trânsito ou cair nos buracos das calçadas”, disse, indignado.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), em nota, informou que a Avenida dos Franceses já está no cronograma de recuperação. Também comunicou que serão notificados os proprietários de imóveis com calçadas deterioradas, para o cumprimento da lei de muros, calçadas e acessibilidade.

Adolescentes se arriscam ao atravessar entre os carros na movimentada Avenida dos Franceses
Adolescentes se arriscam ao atravessar entre os carros na movimentada Avenida dos Franceses

Saiba Mais

Íntegra da nota da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) informa que serão realizadas operações da Blitz Urbana nas principais avenidas. Durante a ação serão notificados os proprietários de imóveis com calçadas deterioradas, para o cumprimento da lei de muros, calçadas e acessibilidade. A secretaria informa ainda que a Avenida dos Franceses já está no cronograma de recuperação.
O Comitê Gestor de Limpeza Urbana informa que a coleta na Avenida dos Franceses é feita com frequência diária, no turno noturno, e está regular. As ruas Turiaçu e Tutoia foram incluídas na programação de limpeza estando os serviços previstos para acontecer na próxima semana. O Comitê pede ainda à população da região que façam o descarte dos resíduos, e que os mesmos sejam acondicionados em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa a coleta de lixo e informa que materiais recicláveis e resíduos não coletados através do serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil e restos de poda e capina, devem ser descartados no Ecoponto Avenida dos Africanos.
Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado. O Comitê ressalta ainda que irá reforçar o monitoramento na localidade, buscando identificar a origem de descargas irregulares e possíveis falhas na coleta. Denúncias ou reclamações podem ser realizadas através da Central
de Atendimento: 0800 098 1636.

avenida dos franceses risco

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.