No seco

Falta água para moradores dos bairros Santa Cruz e Vera Cruz

Em algumas casas, há seis meses não há água nas torneiras; moradores compram de carros-pipa; outros captam de cisterna do antigo prédio do Sesi

Robert W. Valporto / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - Nem sequer um pingo. Assim está a situação dos moradores dos bairros Santa Cruz e Vera Cruz, em São Luís, que esperam a água chegar até suas residências, sem sucesso. Em alguns casos, há mais de seis meses que a água não chega por lá.

Sem saída imediata para esse problema, muitos precisam comprar água dos carros-pipa que passam vendendo no bairro. Ainda outros que não têm como comprar, se deslocam para carregar água de uma cisterna do antigo prédio do SESI.

É o que confirma Cláudio Márcio Pereira, de 44 anos, que mobilizou moradores para reivindicar solução a esse problema. “Nós temos que pegar água nessa cisterna que pertencia ao SESI, e acho uma falta de respeito ou incompetência dos órgãos responsáveis”, disse.

Seu João Luís Pereira, conhecido na localidade como “Piauí”, é quem faz a manutenção da cisterna e carrega água para alguns moradores. “A gente teve que usar essa cisterna e cuidar dela porque é a única saída para nós que estamos sem água. Eu ainda carrego várias vezes para alguns moradores que residem mais longe”, comentou.

A maioria das pessoas que precisam fazer esse esforço são idosos, que carregam baldes na cabeça para pode usarem em casa no dia-a-dia. A água que eles usam nem serve para fazer comida, por isso, muitos apelam para pedir a quem tem poço em casa.

Maria da Graça Fontinele, de 67 anos, que está há mais de seis meses sem água encanada. “Eu estou sofrendo pra ter água aqui. Há mais de seis meses que não tenho água encanada e o único jeito é comprar da vizinha que tem poço e dá esse apoio para os moradores aqui. Mas minha conta de água está em dia, eu não deixo atrasar”, relatou.

Fique por dentro

Após denúncia de O Estado, qualidade
de água melhora no bairro Aurora

O Estado denunciou, em matéria publicada no dia 20 de setembro, a péssima qualidade da água fornecida aos moradores do bairro Aurora. Segundo moradores, a água era fornecida nessas condições há mais de um ano. Agora, a situação foi resolvida e a qualidade melhorou.

Eles afirmaram, à época da denúncia, que estavam impossibilitados de utilizar o líquido para lavar roupas, fazer comida, higiene pessoal, entre outros afazeres. Uma moradora encaminhou a O Estado imagens de como ficaram as roupas que foram lavadas utilizando a água saída da torneira de casa. Era possível notar o tom amarelado, semelhante ao do barro, impregnado na toalha e lençol brancos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.