Polícia MIlitar

Concurso da PM tem período de inscrições adiado

De acordo com comunicado emitido pela banca organizadora, os interessados poderão se inscrever em outra data a ser divulgada posteriormente

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - O concurso para o preenchimento de 1.214 vagas (e de outras 2.453 vagas de cadastro de reserva) para a Polícia Militar do Maranhão (PM) teve o seu período de inscrições, que começaria oficialmente ontem,16, adiado. De acordo com o comunicado do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizador do certame, “os interessados poderão se inscrever em outra data a ser divulgada posteriormente”. Questionado sobre o assunto, até o fechamento desta edição, o Governo do Maranhão não emitiu parecer.

A abertura de inscrições para o concurso da PM era aguardada com grande expectativa. Até o momento, o Governo do Estado e o Cebraspe não informaram as razões do adiamento e se a mudança de data implicará em alterações no cronograma oficial, publicado em edital divulgado no dia 29 de setembro deste ano. De acordo com o documento – que consta no site do Cebraspe (www.cespe.unb.br), as provas objetivas acontecerão no dia 21 de janeiro deste ano.

Inicialmente, as inscrições para o concurso da PM seriam abertas até às 18h do dia 16 de novembro deste ano (horário de Brasília). O edital prevê vagas para as funções de soldado do quadro da praça policial e de tenente da Polícia Militar com habilitações voltadas para Psicologia, Medicina Veterinária, Medicina e Odontologia. Além das vagas para ampla concorrência (909 no total), também deverão ser preenchidas pelos aprovados as vagas para candidatos com deficiência e negros.

Para concorrer à vaga de soldado, o candidato precisa ter – por exemplo – ensino médio ou curso técnico. Além disso, o (a) interessado (a) deve ser habilitado para a condução de veículos nas categorias A e B. A expectativa dos organizadores é que haja um número recorde de inscrições no certame.

Preparatórios

Cursinhos de São Luís estão na expectativa pelo concurso e abrem inscrições para turmas preparatórias. Em um deles, por exemplo, localizado na região central da cidade, as aulas deverão começar esta semana. “Estamos nos preparando com uma grande equipe de professores visando a aprovação dos nossos alunos”, disse Enésio José Matos, dono de cursinho.

Nota da Cebraspe

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) comunica que as inscrições de que trata o item 6 do Edital nº 1 – PM/MA, de 29 de setembro de 2017, terão início em data a ser divulgada oportunamente, por meio de edital de retificação.

Frase

“Estamos nos preparando com uma grande equipe de professores visando a aprovação dos nossos alunos”

Enésio José Matos

Dono de cursinho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.