Teatro

"Cais da Sagração": Da literatura para os palcos

Espetáculo baseado na obra de Josué Montello, será encenado hoje e amanhã, nas sessões de 15h e 20h, no Teatro Alcione Nazaré, na Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Peça é adaptação de romance de Josué Montello
Peça é adaptação de romance de Josué Montello

SÃO LUÍS - Sucesso na literatura, “Cais da Sagração”, um dos livros mais lidos de Josué Montello ganhou versão para o teatro e a peça homônima será apresentada hoje e amanhã, nas sessões de 15h e 20h, no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande), primeiramente para alunos do Ensino Médio (primeira sessão) e depois para o público em geral. A obra é uma das indicadas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Uema (PAES/2018).

A ideia da Companhia MiraMundo Produções Culturais é proporcionar uma viagem e conhecimento sobre os costumes da cidade de São Luís nos anos 1940 e 1950, por meio do romance do mar do litoral nordestino, vivido pelo personagem Mestre Severino, um barqueiro que trabalha transportando pessoas pela costa maranhense. No desenvolver das cenas, a mentalidade de Severino vai se revelando, assim como seus amores. Uma lição de vida que ressalta o valor da força de vontade.

O espetáculo, que integra o repertório da companhia, é encenado pelos atores Carlos Costa, Diana Mattos, Jyesse Ferreira, Rickson Melo e Jura Mendes. A adaptação do romance, direção, sonoplastia e cenografia são de Michelle Cabral. A iluminação é de Nina Araújo e a operação de luz, de James Lopes.

Em decorrência de este ano marcar o centenário de nascimento do escritor maranhense, a companhia recebeu o convite da Casa de Cultura Josué Montello e remontou o espetáculo com o propósito de homenageá-lo com quatro apresentações da adaptação de “Cais da Sagração”. A realização do espetáculo permitirá ao público alvo a ida ao teatro, experiência estética, além da apreciação de uma das obras mais significativas desse autor e que será utilizada no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da Uema.

O livro “Cais da Sagração” é uma história de mar. Ambientada na década de 1940, traz como principal personagem Mestre Severino, barqueiro que faz o transporte de passageiros da cidade de Alcântara a São Luís. Em uma de suas viagens, ele conhece Vanju, mulher de vida fácil que sobrevive prostituindo-se no baixo meretrício, na região do Desterro, na Praia Grande. Apaixonado, Severino casa-se com Vanju e, a partir desta união, um mundo tão misterioso e profundo como o mar que banha a ilha vai desvendando-se. Por meio destas personagens, Josué Montello revela toda a beleza e complexidade da cultura, costumes e crenças do povo maranhense.

Grupo

A Companhia MiraMundo Produções Culturais surgiu em 2010, formada por um coletivo de artistas profissionais, entre atores, diretores, cantores, arte educadores, acrobatas, palhaços e pesquisadores de teatro. Tem como missão a produção de espetáculos teatrais e eventos culturais de qualidade estética e de relevância para o cenário cultural do Maranhão. Em seu repertório, produções como “Palita no Trapézio”, “Atrapalhaças!”, “Histórias de todos os dias”, “O piquenique”, entre outros.

Em 2012, a companhia ganhou o Prêmio Myriam Muniz de Teatro pela Funarte com o projeto de circulação “MiraMundo em Repertório - Conexão Nordeste”, que levou a todas as capitais do Nordeste e mais 11 cidades da região os espetáculos “Palita no Trapézio” e “História de Todos os Dias”.

Dentro da pesquisa em teatro, a Companhia MiraMundo traz a proposta de pesquisar a cena no espaço aberto, investigando, a partir das técnicas do teatro de rua, a ocupação, atuação e intervenção na cena urbana, oferecendo gratuitamente a artistas um laboratório de experimentação da cena teatral e sua relação com a cidade em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.

Serviço

O quê

Espetáculo Cais da Sagração

Quando

Hoje e amanhã, às 15h (para escolas) e 20h (para público em geral)

Onde

Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande)

Ingressos: R$ 30,00 (inteira)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.