Risco à saúde

Domingo: dia de praia com esgotos e caravelas na orla de SL

Banhistas se depararam com poluição dos esgotos e casos de águas vivas em vários pontos da orla; frequentadores reclamam

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Praia do Olho d’Água tem chamado a atenção pelo focos de esgoto
Praia do Olho d’Água tem chamado a atenção pelo focos de esgoto (praias)

SÃO LUÍS - Famílias que foram ontem às praias da Ilha neste final de semana encontram os velhos problemas de esgoto correndo a céu aberto em direção ao mar e também se depararam com o medo das águas vivas, mais conhecidas como caravelas, comum nessa época do ano na orla.

Ao percorrer parte da orla de São Luís, a reportagem de O Estado flagrou mais uma vez pontos de esgoto nas proximidades da praia do Olho D’água, chamando a atenção dos banhistas para o problema que é de grande risco para a saúde. Situação que também era encontrada nas praias do Calhau e Ponta d’Areia.

O esgoto derramando em direção ao mar remete à discussão sobre as praias estarem ou não próprias para banho. Em diversos trechos há placas instaladas pelo Governo do Maranhão informando que o local está próprio para banho, mas quando se vê a poluição in natura escorrendo é motivo de desconfiança por parte dos banhistas. Mas ainda assim muitos se aventuram e tomam banho.

Caravelas

Outro problema é o surgimento de caravelas nas praias de São Luís. Este fim de semana, segundo informações do Corpo de Bombeiros, foram registrados 20 casos, vitimando, sobretudo, crianças, que por curiosidade tocam nelas e acabam sofrendo queimaduras.
Pedro de Carvalho, inspetor do grupo de salva-vidas da praia do Olho D’água, disse que os números de casos têm aumentado. “Acontece mais com as pessoas que não conhecem e tocam. Nessa época do ano sempre existem casos, mas nos últimos dias tem aumentado bastante", relatou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.