Cidades | Muito calor

Sensação térmica chega a quase 40º C neste mês em São Luís

Conclusão é do Laboratório de Meteorologia da Uema; previsão é de dias mais quentes; saiba como manter a saúde nesse período seco
14/10/2017

SÃO LUÍS - O Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) constatou que nos primeiros 13 dias deste mês São Luís apresentou sensação térmica de 40º C. A previsão é que serão registrados picos de calor ainda maiores até o final do mês. “Entre agosto e outubro, choveu apenas dois milímetros, com índice de umidade na casa de 47%, ou seja, um número muito baixo, considerando que a capital maranhense é uma cidade litorânea”, explica o meteorologista Carlos Marcio de Aquino Eloi, da equipe do Laboratório da Uema.

O calor é típico da estação atual. Porém, nos últimos anos, a intensidade está cada vez maior. As causas apontadas por especialistas para as altas temperaturas são o número crescente de construções urbanas e o asfaltamento das vias. Outro fator contribuinte é o desmatamento de áreas verdes, também ameaçadas pelas altas temperaturas.

Segundo Marcio Eloi, as temperaturas altas também têm sido causa de incêndios na vegetação. Entre os dias 1º e 12 deste mês, o Maranhão registrou 185 focos de incêndios, o que o posiciona como o terceiro estado no ranking nacional de queimadas, com 24.578 ocorrências entre janeiro e outubro de 2017. A queima de lixo também influi para as temperaturas escaldantes.

Proteção
Enquanto as chuvas não chegam e as temperaturas não diminuem, a população tenta de alguma forma se proteger do sol, utilizando o velho guarda sol. Porém, não é o suficiente. A nutricionista Gabriella Ilka orienta que alimentos contendo muito líquido são de extrema importância para manter a saúde em dia, a exemplo de pepino, alface, tomate, melancia, melão, uva e laranja.

A nutricionista destaca ainda que é imprescindível a ingestão de dois a três litros de água por dia, o que ajuda a manter o organismo hidratado. “Além dos alimentos, é essencial o uso de protetor solar durante todo o dia”, recomenda a profissional.

Fique por Dentro

Cuidados no calor

Ingerir verduras, legumes e frutas, principalmente aquelas que possam conter mais água em sua composição (pepino, alface, tomate, melancia, melão, uva, laranja).
Beber água de coco, suco natural e muita água.
Utilizar guarda sol, chapéu, óculos escuros e protetor solar (com ou sem sol)

Saiba Mais

O que é sensação térmica
O nível de umidade do ar pode alterar a sensação de calor e de frio no nosso corpo. O vento é outro fator que altera muito a temperatura que o nosso corpo sente. O vento aumenta a sensação de frio, mas refresca no calor.
A sensação térmica é identificada com uma temperatura, mas não se mede em um termômetro. Ela é calculada por uma fórmula.

Fonte: Climatempo

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte