Assistência incompleta

Hospital de Traumatologia ainda tem serviços restritos à população

Unidade de saúde entregue pelo Governo do Estado foi alvo de polêmica envolvendo suposto pagamento indevido de aluguel do prédio

Thiago Bastos / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Fachada do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) do Maranhão
Fachada do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) do Maranhão (Hospital de Traumatologia e ortopedia / HTO)

SÃO LUÍS - Ao contrário do que foi divulgado no dia de sua inauguração, na terça-feira, 10, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) do Maranhão ainda não dispõe dos serviços integrais à população. O Estado constatou, em visita feita ao local na tarde de sexta-feira, 13, que as cirurgias e as internações ainda não estão sendo feitas.

No dia 9 deste mês, o Governo encaminhou matéria em que confirmava que o HTO ofereceria “cirurgias, salas de repouso, salas de curativo, além de alas especializadas para atendimento às crianças”. Ainda de acordo com a reportagem, o hospital também “permitiria o tratamento de crianças musculoesqueléticas, execução de procedimentos como alongamento ósseo e implante de próteses”. De acordo com um dos coordenadores da equipe médica do HTO, Damião Guedes Castro, apenas os procedimentos ambulatoriais e exames de imagem estão disponíveis. “A previsão é de que os outros serviços sejam oferecidos à população a partir da semana que vem”, disse.

A estrutura de centro cirúrgico e leitos para internação estão prontas, conforme constatou O Estado na visita. No entanto, a estrutura de gás necessária para a internação dos pacientes ainda não estaria pronta. “Estamos concluindo esta etapa para liberar as cirurgias e, em consequência, a internação”, afirmou Damião Castro. Na manhã de sexta-feira (13), foram feitos atendimentos ambulatoriais no HTO por médicos, sendo a maior parte dos casos voltada para traumas nos pés e mãos.

A expectativa da população era que, com a entrega plena da nova unidade de saúde, seria resolvida de forma imediata a falta de assistência na área ortopédica. No entanto, a redução da demanda de pacientes ortopédicos deverá demorar para ocorrer, já que grande parte dos casos recebidos pela rede de hospitais da São Luís, como por exemplo, o Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, é oriunda do interior do estado.

Em nota, a SES informou que as primeiras cirurgias já estão agendadas para o dia 23 deste mês e que “as avaliações e consultas são indispensáveis para que as cirurgias ocorram”. Em relação aos leitos da UTI, a pasta informou que “as instalações serão usadas a partir do início da realização dos procedimentos cirúrgicos”.

A previsão é de que os outros serviços sejam oferecidos à população a partir da semana que vem”Damião Guedes Castro, um dos coordenadores da equipe médica do HTO

Fique por dentro

Polêmica

A polêmica envolvendo o HTO começou no dia 12 de agosto deste ano quando, em reportagem publicada por O Estado, constatou-se o pagamento de R$ 90 mil por mês pelo aluguel do prédio em que, na ocasião, estava fechado e que deveria abrigar o Hospital de Traumatologia. De acordo com a publicação, além dos valores do aluguel, os cofres públicos também custearam aproximadamente R$ 903 mil em reformas. Conforme estipulado em contrato nº 125.940, de 2016, assinado pela SES, o contrato entre os responsáveis pelo prédio que abriga atualmente o hospital e o Governo do Estado teria vigência de 12 meses.

O assunto repercutiu nacionalmente e, por causa da imagem negativa, o Governo acelerou as obras de adaptação do prédio. Na terça-feira, 13, o Governo decidiu inaugurar o novo hospital, sob a promessa de que haveria um ganho incalculável à assistência médica do estado.

Saiba Mais

Íntegra da nota da SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), iniciou o atendimento ambulatorial dos pacientes com necessidade cirúrgica, logo após a solenidade de inauguração, no dia 10 de outubro. A SES esclarece que as consultas e exames são pré-operatórios, e, já estão agendadas as primeiras cirurgias para o dia 23 do corrente mês. As avaliações e consultas são indispensáveis para que as cirurgias ocorram. Em relação aos leitos de UTI, a Secretaria comunica que serão utilizados a partir do início da realização dos procedimentos cirúrgicos. Por fim, reitera que o HTO é um hospital de atendimento regulado, ou seja, os pacientes precisam vir encaminhados de outras unidades de saúde para, então, ser feito o agendamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.