Expoema

Expoema vai movimentar o fim de semana em São Luís

Expectativa da Associação do Criadores do Maranhão (Ascem) é de que 3 mil pessoas circulem diariamente no Parque Independência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Bovinos da raça nelore são uma das atrações da 60ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão
Bovinos da raça nelore são uma das atrações da 60ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão

SÃO LUÍS - O fim de semana deverá ser de movimentação intensa no Parque Independência, em São Luís, com o início da 60ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema). A expectativa é de que 3 mil pessoas circulem diariamente no local do evento, que se estende até o dia 21 deste mês e é considerado a vitrine do setor agropecuário maranhense.

Embora a abertura oficial da Expoema seja às 17h deste domingo, 15, a programação tem início já neste sábado, 14, a partir das 9h, com a abertura do Horse Shop, um espaço para comercialização de cavalos da raça quarto de milha que ficará à disposição de criadores durante toda a exposição.

Às 16h do sábado, será aberto o GP Ascem, com Classificatórias, e às 20h, o Shopping Expoema, espaço de comercialização de animais das raças nelore, gir, tabapuã, quarto de milha, mangalarga marchador, brahman, além de caprinos, ovinos, muares e jumentos pega. A programação do dia será encerrada com o show Romim Mata e Farra da Gordinha, às 21h.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), Ivaldeci Mendonça, é grande a expectativa de criadores, expositores e população em geral em relação à Expoema, pelo que representa para o fortalecimento do setor agropecuário maranhense. “A Associação dos Criadores se propôs a realizar uma grande exposição e para isso contou com o apoio de parceiros, que ajudaram a viabilizá-la”, assinalou.

Participam da Expoema cerca de 1.500 animais, entre bovinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos oriundos dos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Pernambuco e Paraíba.

Ivaldeci Mendonça informou que o Parque Independência conta com toda uma infraestrutura para atender às necessidades de criadores, expositores e público em geral, com a oferta de vários serviços, como praça de alimentação, bancos, parque de diversão, entre outros.

A programação da Expoema terá foco voltado para o conhecimento, com a realização de work­shops, cursos e palestras a serem ministradas por técnicos especialistas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropeucária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Mensuração e julgamento de animais das diversas raças, concurso leiteiro, provas de tambor e baliza, concurso de marcha, prova de Ranch Sorting, além dos leilões Leite & Tropa de Elite, Zebu Expoema e Independência, integram a programação da Expoema.

Saiba mais

Programação de sábado, 14
9h – Abertura do Horse Shop
16h – Abertura do GP Ascem – Classificatória
20h – Abertura do Shopping Expoema
21h - Show Romim Mata e Farra da Gordinha

Programação de domingo, 15
9h às 22h – Prova de Tambor e Baliza
16h – Desfile de animais
16h30 – Finais do GP Ascem
17h – Abertura oficial da Expoema 2017
18h – Apresentação de adestramento
19h – Apresentação de Cinco Tambores
20 – Show de Pablo do Arrocha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.