Saúde

Campanha de vacinação animal prossegue neste fim de semana

A campanha de Vacinação Antirrábica Animal, realizada pela Prefeitura de São Luís beneficiará mais de 10 bairros da capital

Catharine Leite/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
A campanha está imunizando cães e gatos a partir de três meses de vida
A campanha está imunizando cães e gatos a partir de três meses de vida (vacinação animal / gato)

SÃO LUÍS - A campanha de Vacinação Antirrábica Animal, realizada pela Prefeitura de São Luís e executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), teve início no dia 6 de outubro e continuou nesta sexta-feira (13), das 13h às 17h e sábado (14), das 7h às 13h. A ação, direcionada para cães e gatos com mais de três meses de idade, está sendo realizada de casa em casa para cumprir a meta de imunizar 160 mil animais em São Luís. Somente no primeiro fim de semana da campanha, foram vacinados mais de 15 mil animais.

Nesta nova etapa da campanha, as equipes da Semus vão percorrer os bairros Sacavém, Coroadinho, Jordoa, Filipinho, Alemanha, Ipase, Parque Timbira, Jaracati, São Francisco, Ilhinha, Calhau, Ponta d'Areia, Ponta do Farol e adjacências. A orientação da Semus é para que as pessoas exijam a identificação do vacinador.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, comemora a grande participação da população na campanha de imunização e diz que a raiva está sob controle na capital maranhense. "Precisamos manter esta situação e para isto a gestão do prefeito Edivaldo tem investido na vigilância e prevenção, porque a única forma de evitar a raiva é com a imunização dos animais", destacou o secretário.

O coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Semus, João Batista Pires, diz que a primeira etapa da campanha atingiu os objetivos. "Totalizamos 15.233 animais vacinados, sendo 9.358 cães e 5.875 gatos, porque houve uma grande participação da população. Precisamos que essa colaboração continue porque a vacinação é fundamental para preservar a saúde não apenas do animal, como de todas as pessoas que têm contato com ele", afirmou.

Sintomas

Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia. Além da mudança de comportamento, um cão feliz e brincalhão pode se tornar um animal quieto, recatado e cansado. Esses sintomas vão se mostrando de acordo com as fases da raiva canina.

Os sintomas só irão aparecer após o período de incubação que varia de 3 a 6 semanas. Depois disso esses sintomas vão depender das fases da raiva canina. A primeira delas é prodrômica, nela ocorre mudança de comportamento, o animal se esconde em locais escuros, apresentam uma agitação inusitada em espaços curtos de tempo e maior desobediência, além de comerem coisas incomuns como madeira. A prodrômica, uma das fases da raiva canina, dura apenas de 1 a 3 dias.

A segunda fase da doença vem com um cão mais agressivo que tenta morder tudo e todos. O animal pode também se auto atacar, provocando graves ferimentos. Nesse período que dura em torno de 1 dia o cachorro também saliva muito, parando de comer e de beber água. Na última fase o animal sofre com convulsões generalizadas e entra em um estado paralítico e morrerá dentro de 48h.

Imunização

A Prefeitura, por meio da Semus, colocou em campo 245 técnicos que estão aplicando a dose da vacina, única prevenção possível contra a raiva, uma doença viral grave que pode ser mortal tanto para o homem quanto para os animais. A transmissão da raiva ocorre através da saliva de animais contaminados pelo vírus por meio de mordeduras, lambidas e até arranhões. A doença causa uma inflamação aguda do cérebro.

De acordo com a Semus, o trabalho da gestão municipal está direcionado para manutenção do controle epidemiológico com a oferta permanente da vacina; por isso, os proprietários de animais que não estiverem em casa durante a visita dos agentes vacinadores deverão procurar na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), localizada na Estrada de Ribamar, nº 5, Forquilha, para realizar a vacinação.

A campanha está imunizando cães e gatos a partir de três meses de vida e a única restrição é para animais que estejam doentes e fêmeas no último mês de gestação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.