Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
O maranhense Matheus Lobato inicia hoje sua maratona como competidor na categoria Serviço de Restaurante, no Torneio Internacional de Educação Profissional, o WorldSkills, que acontece em Abu-Dhabi, capital dos Emirados Arabes Unidos
O maranhense Matheus Lobato inicia hoje sua maratona como competidor na categoria Serviço de Restaurante, no Torneio Internacional de Educação Profissional, o WorldSkills, que acontece em Abu-Dhabi, capital dos Emirados Arabes Unidos
Alok é o artista brasileiro mais escutado no mundo, segundo a Billboard. O Dj, que fez grande sucesso este ano em São Luís, mais precisamente no Rio Poty Hotel, possui cerca de 10 milhões de ouvintes mensais
Alok é o artista brasileiro mais escutado no mundo, segundo a Billboard. O Dj, que fez grande sucesso este ano em São Luís, mais precisamente no Rio Poty Hotel, possui cerca de 10 milhões de ouvintes mensais

Jangada em cartaz
Jangada, o primeiro longa-metragem do ator, cineasta e diretor Luís Mário Oliveira, está em cartaz desde ontem, nos Cines Lume e Praia Grande, nesta Capital.
A produção, que em sua primeira participação em festivais arrebatou cinco prêmios, conta a saga de Jangada, pescador e artesão de barcos que fica cego e a iminência de sua morte muda o rumo da vida de todos ao seu redor.
Já em novembro o longa será exibido nas telas das grandes redes de cinema de São Luís e entrará nos circuitos de diversos festivais em outros estados do Brasil e exterior.

Jangada 2
No Festival Maranhão na Tela, que fomenta a produção local, realizado em agosto deste ano, Jangada figurou como o filme mais premiado da mostra competitiva da categoria. Ou seja: recebeu os prêmios de melhor ator (Luís Mário Oliveira), melhor atriz (Dida Maranhão), melhor atriz coadjuvante (Juliana Rizzo), melhor trilha sonora (Henrique Duailibe) e melhor direção de fotografia (Paulo do Vale, Guilherme Verde e Jean Feres). Tudo isso sem contar que foi a película que atraiu a maior plateia do evento.

Jangada 3
Após dois anos intensos de gravações, edições, viagens e muito trabalho, vemos agora um resultado surpreendente.
O filme tem cenas lindas e emocionantes, destaca Jean Feres, um dos diretores de fotografia.
Enquanto finaliza a distribuição para as telonas, o diretor, produtor e roteirista Luis Mario Oliveira volta suas atenções para outro longa-metragem, já em intenso processo de pré-produção.

Jangada 4
O filme maranhense tem como codiretor, Guilherme Verde, que também assina a direção de fotografia com Pedro Paulo e Jean Feres, e Daniel Costa como assistente de direção.
A direção de arte é de Dida Maranhão, com assistência de Manuela Farias. Coube a Fátima de Franco a preparação do elenco, que usa figurinos de Elza Gonçalves, confeccionados por Nonato Costa. A maquiagem e a caracterização são de Kléber Silva. Além de ser um dos responsáveis pela bela fotografia do filme, Jean Feres é, também, editor e montador. A trilha sonora é de Henrique Duailibe, e o som direto é de Felinto Reis.

Jangada 5
Participam do elenco do filme, além de Luís Mário Oliveira, Dida Maranhão e Guilherme Verde que também fazem parte da produção, Elza Gonçalves, Sara Silva, Juliana Rizzo, Márcio Sibaldi, Urias de Oliveira, João Olicar, André Luís Oliveira, Ramón Einstein, Ana Rita Figueiredo, Antônio Garcia e Klycia Paiva.

Do coração
Cardiologia é a especialidade médica que cuida das coisas do coração, o coração mesmo, o que não pode parar de bater. Jadelson Andrade é cardiologista e cuidava dos corações de Jorge Amado e Calazans Neto. E também de Zélia Gatai e Carybé.
A convivência fez o trato dos corações físicos pularem para os da alma. A história virou amizade até quando Deus quis. É isso que inspirou Jadelson Andrade a lançar Crônicas do Coração no dia 25 de outubro, no Restaurante Amado, em Salvador. “– Fizemos muitas viagens juntos. Às vezes Carybé também ia”, lembra Jadelson, a quem fui apresentado por Jorge e Zélia. O livro tenta retratar alguns desses bons momentos.

Velhice é questão de cabeça
Você já parou pra pensar que somos protagonistas de uma das maiores mudanças de comportamento do nosso tempo? Nós somos a geração ageless (sem idade, em inglês). Quer dizer que não somos velhos, mas não somos jovens! Só envelhece quem não tem vontade de viver, não tem sonhos a realizar, não faz planos. Se a sua cabeça é velha, amigo, aí não tem jeito, porque a velhice é interna, é espiritual. Idade é uma questão de ponto de vista. Velho, eu? Eu sou ageless!

TRIVIAL VARIADO

Até agora não se viu a menor reação dos prejudicados com a mordida que o fundo público de financiamento de campanhas eleitorais dará em 30 por cento das emendas de bancadas previstas no orçamento federal.

Tem mais: chega ao nível do absurdo cortar recursos que se destinam à compra de ambulâncias e à construção de novos postos de saúde e salas de aula, entre outros auxílios.

Empolgado com as perspectivas de sucesso da Expoema, que começa neste sábado, o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão, Ivaldeci Mendonça Junior foi visto quarta-feira no jantar do restaurante Cabana do Sol, com a esposa Jaqueline e a filha.

Vinicius Nagem estará em São Luís na próxima segunda-feira, 16, para receber, no plenário da Câmara Municipal de São Luís, o titulo de Cidadão Ludovicense.

Virou sensação na internet o caso de uma funcionária de um banco que, ao fazer a limpeza da agência, encontrou um envelope com R$ 8 mil. O detalhe bombástico: o dono havia perdido o dinheiro quatro anos atrás.

O Maranhão, mais uma vez, vai ficar de fora. Mas brasileiros de 10 Estados e do Distrito Federal deverão adiantar os relógios em uma hora neste domingo. A mudança permanece até o dia 17 de fevereiro, quando termina o horário de verão.

Gente de vários estados do Brasil iniciam a semana em Lisboa, a convite da família Gentil (franqueada de O Boticário nesta Capital). É que na próxima sexta-feira, dia 20, serão comemorados com uma grande festa, os 70 anos do chefe do clã, Antonio Gentil.

Em tempo: a cerimônia religiosa de ação de graças será no Mosteiro dos Jerônimos. E a recepção, logo em seguida, no salão de festas do espetacular hotel Palácio do Governador, em Belém.

Hoje é a segunda e última sexta-feira 13 do ano. Todo cuidado é pouco!

DE RELANCE
Maranhense em Abu-Dhabi

O maranhense Matheus Lobato, 21 anos, representa o Brasil, a partir de hoje e até o dia 19, no Torneio Internacional de Educação Profissional, o WorldSkills, que acontece em Abu-Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. A competição é promovida pela Internacional Vocation Training Organization (IVTO) a cada dois anos desde 1950. Para dar força ao candidato do Brasil, o diretor regional do Senac-MA, José Ahirton Lopes, está desde ontem em Abu-Dhabi chefiando a representação maranhense que integra a delegação brasileira.

Maranhense em Abu-Dhabi 2
O jovem maranhense, que ontem ganhou destaque entre os competidores na edição do jornal O Globo, teve a chance de participar do seletivo nacional por ser aluno do curso de Garçom oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) e desde que conquistou sua vaga no WorldSkills, após ganhar o 1º lugar na categoria Ocupação Serviço de Restaurante, recebeu treinamento de diferentes profissionais do Brasil para aprimorar sua performance, além do acompanhamento diário de Edson Pereira, Instrutor e Maître do Restaurante Escola do Senac em São Luís, que participa e orienta todo o processo.

Maranhense em Abu-Dhabi 3
Na categoria em que Matheus Lobato está concorrendo existem os módulos: “Jantar Fino”, “Jantar Casual”, “Banquete” e “Bar”, em que são avaliados aspectos como a desenvoltura e as técnicas do candidato; o tipo de atendimento prestado; o preparo de alimentos na frente do cliente; a identificação de destilados, vinhos e licores; além da preparação de drinks.

Maranhense em Abu-Dhabi 4
Nesta edição, a WorldSkills reúne mais de 1.300 alunos de 60 países em 50 ocupações técnicas. Cada modalidade tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe. É o concurso com maior representatividade no mundo na categoria, durante o qual os competidores devem completar os desafios propostos dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria, do comércio e de serviços.

Sustentabilidade
Num momento de crise como o atual, garantir a sustentabilidade da empresa é uma missão cada vez mais desafiadora. Por isso, gestores educacionais da rede privada de São Luís se reuniram nos dias 10 e 11 para discutir Finanças e Contabilidade Gerencial em escolas. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão e teve como convidado o professor da FGV-RS, Volnei Castilhos, referência nacional em gestão de empresas familiares e consultor, dentro outros, dos grupos Globo, Randon e Marcopolo.

DJ Alok é o nome da vez
Fenômeno mundial, o DJ Alok, que no começo do ano levou milhares de fãs ao Rio Poty Hotel, em São Luís, lidera a lista dos 30 brasileiros mais ouvidos no mundo. Na lista divulgada pela Billboard, Alok aparece liderando o ranking dos 30 brasileiros mais ouvidos no exterior. Na lista disponibilizada pela Deezer, plataforma de streaming criada em 2007 na França e com operação no Brasil desde 2012, Astrud Gilberto surpreende em segundo lugar e Roberto Carlos ocupa a terceira colocação.

Não haverá punição
O Supremo Tribunal Federal acaba de dar uma aula sobre o conceito de separação dos poderes, cuja origem remonta à Grécia Antiga. Executivo, Judiciário e Legislativo devem atuar de forma separada, independente e harmônica. Significa que uma medida cautelar não pode afastar um parlamentar. A decisão diante das denúncias contra Aécio Neves caberá ao Senado. Daí, dificilmente o parlamentar mineiro sofrerá punição.

Vale refletir com Auguste Rodin:
“A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.