Diversão

Dia das Crianças de muita brincadeira, alegria e presentes

Data foi marcada por atividades em bairros da cidade, com uma programação voltada para o lúdico e conscientização ambiental

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Crianças aproveitaram o dia para brincar no Complexo Aquático da Associação do Pessoal da Caixa Econômica
Crianças aproveitaram o dia para brincar no Complexo Aquático da Associação do Pessoal da Caixa Econômica (crianças)

Ontem, feriado de Nossa Senhora Aparecida, também se comemorou o Dia das Crianças. A data foi bastante movimentada em São Luís, com vasta programação nos bairros. Também foi uma oportunidade para o comércio lucrar, pois as lojas na Rua Grande abriram de 8h às 14h, e os shoppings de 14h às 20h, visando atender os pais que deixaram para a última hora a compra de presentes para seus filhos.
Na Rua Grande o movimento foi intenso durante o feriado. Muitos pais estavam comprando em lojas, mas também havia aqueles que preferiam comprar no comércio informal. O vendedor ambulante Mauro Martins disse que as vendas deste ano foram mais fracas devido às lojas oferecem preços mais acessíveis.
Mas enquanto, alguns pais se preocupavam com a compra de presentes, outros acompanhavam os filhos em várias atividades promovidas na cidade. A Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (JPA), por exemplo, tornou o Dia das Crianças ainda mais especial com oficinas de pipa, capoeira, pinturas e muitas brincadeiras.
Em comemoração ao seu 10º aniversário, a Fundação trouxe o tema Pipa, com a ideia de que toda criança tem direto a brincar e ser livre, tendo espaço de lazer e ambiente saudável para realizar suas atividades. A JPA atende cerca de 130 pessoas com cursos de informática, poesia, música, dança, onde são mantidos pela própria comunidade, visando tirar das ruas crianças e adolescentes.
Na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), no Calhau, teve uma programação especial para a criançada, com brincadeiras de sabão, vôlei, competição de natação, além de distribuição de pipocas e sorteios de brinquedos. As atividades foram encerradas com shows de mágica. Segundo o presidente Jorge Nascimento Cordeiro, a APCEF, recebeu cerca de 1.200 pessoas durante todo o dia.

Alegria e diversão
Já a Oficina de Arte do Wilker, no bairro do São Francisco, também ofereceu às crianças muita alegria e diversão. Houve jogos de futebol, atividade de dança e entrega de lanches e de 1.500 brinquedos a crianças da comunidade, de bairros vizinhos e também oriundas dos municípios de Pinheiro e São Bento, que todos os anos participam das comemorações. O projeto é mantido com ajuda da comunidade, amigos e colaboradores, além de contar com cerca de 60 voluntários.
A diversão também chegou à Reserva Canaã, onde cerca de 40 crianças tiveram um dia de muita criatividade. Ao contrário de muitas que nesse dia ganham brinquedos de pais e familiares, as crianças da Reserva Canaã confeccionaram seu próprio brinquedo. Essa atividade foi uma forma de chamar a atenção delas para as brincadeiras antigas, antes da existência dos telefones celulares, além de procurar despertar as crianças para a importância da preservação ambiental.

Ação social atende 300 crianças

Alunos do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio do Colégio Santa Tereza, participaram da ação social do Projeto Frassinetti, que envolveu toda a comunidade escolar com a arrecadações de uma grande quantidade de brinquedos que foram doados para as crianças do Recanto Verde Vila Itamar. A distribuição feita por 130 alunos que se mobilizaram pela causa,ocorreu ontem à tarde na Capela Nossa Senhora Aparecida.
A tarde foi animada por brincadeiras dos alunos, que além de se caracterizarem de palhaços, também entregaram lanches, roupas e brinquedos. A ação social contou com reforço de arrecadação por meio de palestra, ocorrida dia 8 de outubro, com o tema, “Polarização nas redes sociais”, ministrada pelo professor de História, Paulo Gerebra, que viabilizou a participação de outros profissionais..
“O que me incentivou a participar do projeto foi ver a alegria das crianças e das mães que nem sempre podem comprar presentes para seus filhos. Sempre fomos bem recebidos pela comunidade e isto é mais um motivo para darmos o nosso melhor para as famílias que vivem aqui”, ressalta Daniel Silva, voluntário do Projeto Frassinet e aluno do 3º ano do ensino médio do colégio Santa Tereza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.